Vigilância Epidemiológica de Timbé do Sul alerta para cuidados com a leptospirose

Com períodos de chuva, setor pede alerta a população.

A região está em alerta com as possíveis chuvas que atingirão o estado de Santa Catarina.

Com isso, a vigilância epidemiológica de Timbé do Sul pede atenção aos munícipes sobre casos de leptospirose.

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que é transmitida a partir da exposição direta ou indireta da urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira. O contato ocorre a partir da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas.

Os sintomas dos possíveis infectados são diarreia, dores nas articulações, vermelhidão ou hemorragia conjuntiva, fotofobia, dor ocular, tosse. Raramente podem manifestar exantema, aumento do fígado e/ou baço, aumento de linfonodos e sufusão conjuntival.

Para se prevenir da doença deve-se evitar o contato com água ou lama de enchentes e impedir que crianças nadem ou brinquem nessas águas. Para as pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgoto devem ser usadas luvas de borracha (ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).

Cuide-se e qualquer sintoma ou desconfiança do possível contato com a bactéria deve se procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.