PSE para Educação de Jovens e Adultos de Timbé

Na noite de quarta-feira (29), o EJA Jussânia Ursulina B. de Souza de Timbé do Sul recebeu a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Mellani Dumke, para abordar temas referentes a saúde.

A enfermeira tratou o tema sexualidade, com ênfase nas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), sintomas/sinais, tratamentos e cuidados. A higiene corporal também foi pauta, assim como o exame citopatológico do colo uterino, o preventivo, importância e finalidade. Questões voltadas a saúde ocular e saúde auditiva também foram explanadas pela profissional, com cuidados na prevenção.

Segundo diretora do EJA, Elisandra Savi Conceição a palestra foi bem recebida pelos presentes, sendo que visa contribuir de forma significativa com a saúde de cada um. “Temos infecções no nosso corpo que agem de forma silenciosa. Com estas informações muitos podem detectar para que as IST’s não evoluam para situações mais graves, assim como todos ficam cientes quanto à prevenção das mesmas”.

Estas ações fazem parte do PSE (Programa Saúde na Escola), no qual visa uma integração entre educação e saúde, contribuindo com a qualidade de vida da população.