Sala de Espera traz dentista para conversa com gestantes

Encontro mensal propõe trazer profissionais para auxiliar mulheres na gestação e vinda do bebê.

No dia 25 de janeiro aconteceu nas dependências do ESF São Luiz, em Timbé do Sul o encontro com gestantes na modalidade “Sala de Espera”. Desta vez, o grupo foi conduzido pela cirurgiã dentista da Estratégia de Saúde da Família São Luiz, Tainara Felisberto Colonetti. Foram abordados assuntos como a importância do pré-natal odontológico, frisando que as gestantes devem passar em pelo menos uma avaliação com o profissional durante o período da gestação. “Esta avaliação contribui para detectar possíveis alterações e doenças que podem se agravar se não tratadas durante a gravidez”, explicou a profissional.

A doença periodontal, se não tratada, pode acarretar em situações como parto prematuro e pré-eclâmpsia. Conforme Tainara “a prevenção é de extrema importância para evitar surgimento de cáries e outros problemas gengivais”. Após a explanação, um coffee break foi servido para as participantes.

Com realização da Secretaria de Saúde, os encontros em “Sala de Espera’’ conta sempre com diversos profissionais de equipe multidisciplinar para abordar temas referentes a gestação. As gestantes pertencentes ao ESF São Luiz serão convidadas pela equipe de saúde. O grupo, coordenado pela enfermeira Mellani Dumke, tem previsão de acontecer toda 3ª quinta-feira do mês. Convites prévios serão enviados para as gestantes através das agentes comunitárias de Saúde.