Capacitação em Geodiversidade prepara guias e condutores para recepcionar turistas em Timbé do Sul

Com informação e conhecimento adquiridos na parte teórica, participantes poderão repassar aos turistas não só as belezas, como o conhecimento sobre o patrimônio do território.

Na quinta-feira (31) aconteceu a finalização da capacitação teórica da formação em geodiversidade para guias e condutores de turismo em Timbé do Sul. Realizada pelo Geoparque da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, em parceria com Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo e Associação de Turismo de Timbé do Sul (ASSTUR), o geólogo do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, professor da UNESC e proprietário da empresa Simgeol, Gustavo Simão, ministrou duas noites com muito conhecimento. “A formação em geologia é extremamente importante para o turismo da nossa cidade, condutores e guias. A capacitação é sempre pensando no melhor acolhimento tendo bagagem para o melhor atendimento ao turista que vem à Timbé”, frisou o secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Timbé do Sul, Elias Donadel.

Timbé do Sul foi a primeira cidade com capacitação em geodiversidade do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. Na primeira noite o contexto geral explicou sobre o Geoparque, diversidade, conhecimento sobre os minerais, rochas, solo, paleontologia, forma do relevo do local, reforçando a importância de ter um patrimônio, importância para ser cuidado, valorizado e apresentado ao visitante. “A intenção é capacitá-los para proporcionar ao turista uma experiência de conhecimento sobre a geodiversidade, características do meio abiótico, do meio físico que estão visitando, rochas, solos, minerais, patrimônio paleontológico. O guia ou condutor poderá agregar valor à visitação para além da paisagem belíssima que o visitante esta apreciando, levando ao turista interessado não só a experiência do passeio de natureza, mas entendendo a paisagem que está inserido, processos de formação dos cânions, processo de formação de rochas, o que nos contam através do ponto de vista da história de formação do planeta e da paisagem que vivenciamos. O diferencial dos nossos guias capacitados em geodiversidade não será só levar o turista ao território como também apresentá-lo aos diversos patrimônios”, explicou Gustavo.

Já no segundo encontro a experiência foi voltada a geossítios presentes no território de Timbé do Sul. “Tivemos grandes eventos do planeta terra registrados nos processos pelas rochas que estão à disposição e pela forma da paisagem. A criação do Oceano Atlântico e separação continental entre a América do Sul e África estão evidenciados e testemunhada pela nossa paisagem. Os resultados deste grande evento geológico deixaram efeitos nas rochas que vão condicionar a própria erosão e formação dos cânions. Então, quando visitamos o patrimônio geológico do Geoparque entramos em contato com o conhecimento e informações deste processo”, acrescentou o geólogo.

Os participantes trouxeram no segundo dia de capacitação amostras de rochas para serem analisadas com os demais colegas de aula. O palestrante manuseou a grande maioria das amostras, falando o que cada uma delas era e representava, a idade de formação, dentre outros. “Foram duas noites intensas de programação. O palestrante interagiu com a equipe e trouxe a história geológica da nossa região em uma forma onde o leigo tivesse uma compreensão com maior facilidade. Foi muito proveitoso para todos”, contou o diretor executivo do Geoparque, Gislael Floriano.

Após finalizada as informações teóricas, o grupo realizará uma atividade de campo, onde todos vão sair para trabalhar em loco, falando sobre a geodiversidade e ouvindo mais sobre as formações geológicas do município.

Fotos: Gislael Floriano