Obras preventivas contribuem para evitar danos com as chuvas em Timbé

O município de Timbé do Sul, assim como todo o Estado de Santa Catarina, tem sido duramente castigado pelas fortes chuvas.

O histórico de chuvas da cidade das montanhas e águas cristalinas é bastante pertinente pela localização e encosta da Serra Geral. Havendo o conhecimento das intempéries, a Defesa Civil Municipal sempre se mantém alerta, dando assistência e estudando formas de prevenção para evitar maiores danos a Timbé e demais municípios que o rio desemboca.

Na terça-feira (28), com dados repassados pelo coordenador da Defesa Civil de Timbé do Sul, Evandro F. Amandio, choveu aproximadamente 80 milímetros em 24 horas, havendo intenso fluxo das águas. No fim do dia a comunidade de Serra Velha permaneceu isolada por algumas horas, já que a passagem era através de uma ponte baixa (ponte molhada). Contudo, a chuva abrandando, foi retornado o trânsito normal. “Também devemos ressaltar o trabalho de prevenção da Prefeitura Municipal através da abertura do rio, drenagem e desassoreamento dos rios para que o dano seja o menor possível”, explicou.

Na manhã desta quarta-feira (29) o prefeito e comitiva de Timbé do Sul estão num encontro na capital, Florianópolis, com governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello e autoridades, para um anúncio das ações de apoio emergencial aos municípios atingidos pelos eventos climáticos recentes. “Com o desassoreamento os rios canalizaram, há vazão e os danos são menores. A prioridade é e sempre será manter a vida segura das pessoas. Após o encontro de hoje pela manhã, há previsão de vinda de recursos aos municípios atingidos pelas chuvas, como as que já tivemos neste ano e Timbé do Sul será uma das contempladas”, relatou Roberto Biava.

Fotos: Defesa Civil de Timbé do Sul.