Merenda escolar com extrema qualidade em Timbé do Sul

Com o ano letivo quase no fim, nutricionista realiza um levantamento sobre a qualidade da merenda de Timbé do Sul e planos para 2024.

Quando o assunto é educação, Timbé do Sul não poupa esforços. O nutricionista Rodrigo Dagostin é o responsável pela merenda escolar da rede municipal de ensino.

Hoje estão 620 alunos atuantes, sendo servidos na rede municipal cerca de 1100 refeições ao dia. A educação infantil oferta quatro refeições diárias, tendo a fruta inclusa em cada refeição: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. O ensino fundamental oferta três refeições, tendo a fruta inclusa em cada refeição: café da manhã, almoço e café da tarde. Duas vezes por semana também é disponibilizada uma fruta extra, na saída da escola. A escola de jovens e adultos (EJA) oferece o jantar, sem diferenciação com as demais modalidades. “É fundamental garantir a segurança alimentar no ambiente educacional e proporcionar mais condições ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. A merenda escolar, oferecida pela prefeitura, tem garantido as crianças atendidas nas escolas da rede pública municipal de ensino uma ótima qualidade no serviço prestado”, comentou o nutricionista.

Buscando enriquecer hábitos alimentares, diversos alimentos novos e preparações foram inseridas no cardápio neste último ano.  Ocorreu a aquisição de frutas diversificadas como abacaxi, melão, caqui, bergamota, manga, morango, melancia, banana, laranja, maçã e mamão. Também foi presente a inserção de alimentos assados devido a aquisição do forno industrial turbo, como a coxinha, a coxa e sobrecoxa assadas com batata rústica. Outras preparações foram inseridas no cardápio tais como estrogonofe com molho béchamel, tilápia empanada com flocão de milho assada, galinhada, farofas, purês e outras preparações.  “A alimentação escolar é balanceada contendo tudo que as crianças precisam, como frutas e legumes, responsáveis pelas vitaminas, fibras e minerais, uma porção de lácteos, que tem proteínas e outros importantes carboidratos todo os dias”, explicou Rodrigo.

As profissionais que preparam todos esses alimentos para ser servido aos alunos passam por treinamento com o nutricionista de 6 em 6 meses, estabelecendo o manual de boas práticas. Na oportunidade também são feitos testes conforme a aceitação. “Gostaria de agradecer a toda a dedicação prestada pelo Rodrigo e a nossa equipe que sempre tanto se empenha. Mesmo com essa diversificação de alimentos, a economia é maior comparado os outros anos. Assim, aumentamos a qualidade e a economia na aquisição de alimentos”, contou o secretário de Educação de Timbé do Sul, Fernando P. Manenti.

Para o próximo ano está prevista novas mudanças, como aquisição de novos alimentos: cereal matinal de milho sem adição de açúcar, abobrinha, chuchu, rúcula, goiaba, pitaya, kiwi, limão, pêssego, uva, frango a passarinho, feijão vermelho, lentilha, pinhão, merluza e fígado. Segundo o prefeito Roberto Biava, este empenho e planejamento para trazer qualidade a merenda escolar, traz grande satisfação. “A merenda escolar é motivo de orgulho para todos nós. Vemos profissionais empenhados em dar o melhor, com alimentos selecionados, apresentando a verdadeira qualidade para a saúde dos que serão o nosso futuro. Parabéns a todos os envolvidos pelo belíssimo trabalho, buscando o melhor aos nossos alunos”.