Projeto envolve crianças e equipe referente ao Dia Nacional da Consciência Negra

Todos os meses a equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) / Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) trabalha temas sazonais com as crianças e jovens.

Na sexta-feira (18) foi a vez do projeto referente ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorada dia 20 de novembro.

O Projeto teve como objetivo a reflexão étnico-racial e o combate ao racismo. Na data foram desenvolvidas a ações e atividades referentes a consciência negra. “É necessário exercitar o respeito e a diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos, compreendendo a si e ao outro”, declarou a equipe técnica do CRAS.

O cronograma do projeto iniciou no período matutino e vespertino com o acolhimento dos grupos, apresentação do projeto e roda de conversa com a participação do oficineiro de violão e teclado José Carlos Tomas. Logo após foram desenvolvidas atividades com música, dinâmicas referentes ao tema e criação de cartazes com o símbolo da resistência negra/vidas negras importam.

A exposição das representatividades negras nacionais e internacionais, histórias e amostra da cultura afrodescendente e origem no Brasil foram explanadas através de cartazes confeccionados pelos grupos do PAIF e do SCFV.

No final foram apresentadas às crianças cinco brincadeiras africanas e servido um prato de comida típica africana. “O projeto trouxe espaço de interação, onde as crianças e adolescentes puderam expor as vivências e compreensão de como é ser negro no Brasil”, explicou a assistente social do CRAS, Arlete Rocha Pacheco.

Dentre os relatos durante a atividade houve a fala marcante de uma adolescente: “Precisamos nos colocar no lugar do outro, porque muitas vezes não imaginamos o que o outro está passando, como o outro está se sentindo”.

A equipe técnica do CRAS agradece o apoio que tem recebido da administração municipal na realização dos projetos sociais. “Estamos muito satisfeitos de ver como os temas estão sendo trabalhados com estas crianças e jovens. Ao envolvê-los com este aprendizado, novos conhecimentos surgirão na vida deles e valores também. Parabéns a toda a equipe por este trabalho fabuloso”, comentou o prefeito Roberto Biava.

Fotos: CRAS/SCFV

Giorgia Daniel – SC 3523 JP