Timbé do Sul tem formação de condutores de turismo de aventura

O município de Timbé do Sul tem investido nas mais diversas áreas. Uma das que está recebendo um olhar especial é o turismo.

Ao estar incluso no Geoparque da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, a pavimentação da Serra da Rocinha e a estruturação de novos empreendimentos, a área tem recebido capacitações para estar mais preparada para receber este desenvolvimento. “Gostaria de agradecer a todos por participarem e saberem da importância deste curso e, ao secretário Elias, por buscar este a capacitação aos condutores de Timbé do Sul. Sabemos que hoje a maior indústria que temos é a do turismo e por isso da importância da capacitação destes condutores do município”, pontuou o prefeito, Roberto Biava.

Promovido pela Prefeitura Municipal de Timbé do Sul, através da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte, estes disponibilizaram, gratuitamente, a capacitação com titulo Condutor Líder de Turismo de Aventura e Primeiros Socorros. Segundo o secretário de Turismo e Esportes, Elias Donadel, havia a necessidade desta preparação. “Temos muitos atrativos naturais. Proporcionar este ensino é formar condutores de turismo de aventura devidamente capacitados para que possam tornar uma experiência ainda melhor na vinda destes turistas a nossa cidade”.

Ministrado por Tony Provesano (militar do Exército Brasileiro por 30 anos, conduz atividades de aventura, trilhas, escaladas, rapel e canionismo desde 1990. Mais de 600 alunos capacitados no Brasil. Instrutor e consultor dos Programa Aventura Segura em Santa Catarina, experiência com atividades de aventura, três anos de experiência militar na Amazônia, missões no Brasil e exterior), quatro dias foram necessários para a forma teórica (Câmara de Vereadores) e prática serem passadas aos integrantes. A saída de campo foi realizada no Hostel/ Pousada Vale Mirante da Rocha e na Trilha do Portal do Palmiro.

Durante a capacitação, Tony comentou que conhecia Timbé do Sul e sempre visualizou a beleza cênica e atrativos que o município possui. Para utilizar deste meio, foi demonstrada a importância de estudar para atender o turista, saída de campo, trilha, condução da trilha e primeiros socorros. “O turista quando vem, não sabe exatamente o que vai encontrar. Esta é a principal finalidade do condutor de turismo de aventura. É entregar esta expectativa e para isso é necessário estar preparado. Timbé do Sul sempre esteve no roteiro do turismo de aventura do Sul de Santa Catarina, mas agora será diferente, pois dará um grande salto em pouco tempo e quem não estiver preparado, já está atrasado”, frisou Provesano.

Dentre o ensino passado, seu Valdivino Alano acompanhou a trilha do Portal do Palmiro, trazendo ensinamento e cultura devido a vivencia de anos sendo o guardião daquele espaço. Durante a condução, os integrantes do curso passaram por situações e experiências como os primeiros socorros a serem prestados de forma segura. “Foi extremamente satisfatório e prazeroso participar desta capacitação. Pessoal de Timbé do Sul é muito apaixonado pela terra, origem, cultura e tradição. Todos querem sempre fazer o melhor, da melhor forma. Tivemos participantes de todas as idades. Fui para ensinar e aprendi muito com todos também”, contou Tony.

Experiência para Tony Provesano e ensinamento para a vida da Equipe o Explorador do Sul, de Fernando Pacheco e Gabryely Stecanella. “O curso foi uma oportunidade incrível para quem deseja entrar no ramo do turismo. Além disso, o município estava precisando de mais pessoas capacitadas para atender a demanda de turistas que buscam pelo turismo de aventura. Agora Timbé do Sul conta com uma equipe de condutores extremamente qualificadas. Nos sentimos privilegiados por fazer parte deste grupo”.