Dados do Plano de Desenvolvimento são apresentados em Timbé do Sul

Na manhã de quinta-feira (24), a prefeitura municipal foi palco da apresentação do documento produzido para o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico de Timbé do Sul. Realizado pela UNESC, os coordenadores do Observatório da UNESC, Dr. Thiago Fabris e Drª Melissa Watanabe, juntamente da assessora institucional da UNESC, Cida Timboni se reuniram com autoridades de Timbé do Sul para a apresentação.

O documento trazia informações levantadas nas reuniões virtuais e presenciais de 2022. Conforme a equipe, o documento apresenta mais de 150 páginas detalhando as potencialidades do município. Durante a conversa foi levantada como área mais promissora o turismo. “Aqui expomos a vocês um capitulo especifico porque já extraímos a ideia. Projetos estratégicos foram montados para que então o aval posse dado pelos presentes neste encontro. Com o documento pronto, após os ajustes, também será de maior facilidade usá-los para a busca de recursos”, explicou Thiago.

Em Timbé do Sul a rota turística, ecoturismo que agrega o turismo de aventura e rural, dentre outros trabalhos realizados na área foram bastante relevantes no momento. Além desta, educação, saúde, infraestrutura e agronegócio tiveram a força durante no estudo. “Dentre os assuntos propostos também levantamos sobre a relevância do pórtico de entrada do município, melhoramento de estradas vicinais, carro com plotamento referente aos pontos turísticos para divulgação, dentre outras ideias”, relatou o secretário de Administração e Finanças, Celso Silva.

Tendo como base as informações, os projetos serão concluídos para a então execução em 2023, sendo selecionadas pessoas como modelo de governança de cada área. “Esta foi uma reunião extremamente produtiva para o município. Estamos sendo direcionados para um caminho certo, com base em dados. Com este documento teremos uma ferramenta precisa, com informações e resultados a serem executados em curto, médio e longo prazo”, comentou o secretário de Planejamento, Indústria e Comércio, Agenor Biava.

Giorgia Daniel – SC 3523 JP