Hospital Santo Antônio de Timbé do Sul é o terceiro em cirurgias eletivas no estado

O Hospital Santo Antônio de Timbé do Sul hoje é referência em atendimento no Sul de Santa Catarina. De segunda a sexta-feira são realizadas cirurgias eletivas com pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), residentes na AMESC, AMREC e AMUREL (46 municípios). Dois sábados por mês também são direcionados às cirurgias eletivas. São mais de 600 consultas em clínica, 350 consultas pré-cirurgicas mensais e mais de 1000 procedimentos cirúrgicos, somente em 2022.

Contudo, nem sempre foi assim. Em 2017 o hospital estava prestes a fechar as portas. Os colaboradores estavam com salários atrasados, contando também com a ajuda da comunidade timbeense.

A parceria de Prefeitura Municipal e Instituto Maria Schmitt (IMAS) fez com que todas as pendências fossem sanadas e o hospital pudesse atuar com qualidade. Hoje são realizados atendimentos e cirurgias, dos quais 10% são particulares e 90% pelo Sistema Único de Saúde. As cirurgias realizadas pelo SUS são ortopedia, ginecologia, varizes, varizes espuma, cirurgias gerais, hidroceles e varicoceles, fistulas e hemorroidas.

Atendimento que muda a vida dos timbeenses e toda a região. Uma destas pessoas é Jose Carlos de Jesus, de Turvo. Ele estava na fila do SUS há 5 meses aguardando a cirurgia para retirada da vesícula. Com a parceria do Hospital Santo Antônio, Prefeitura Municipal de Timbé do Sul e Instituto Maria Schmitt, o mau estar terminou. “Eu tinha muito enjoo. A cirurgia foi um sucesso, tive um ótimo pós cirúrgico e o atendimento da equipe do hospital foi maravilhoso. Só tenho a agradecer”, contou José.

Além das cirurgias do SUS, hoje o hospital conta com 45 colaboradores, 18 médicos e plantão 24 horas. O local possui 32 leitos, sendo que apresenta projetos para aumentar a quantidade. “É muito gratificante ver a evolução do Hospital Santo Antônio. É uma história forte de parceria com o IMAS e Prefeitura, que nos dão todo o apoio. A administração municipal nunca atrasou um repasse sequer. Gostaria também de agradecer ao Dr. Robson Schmitt Machado que acreditou neste trabalho. Isso é bem-estar para a população”, destacou o diretor do Hospital Santo Antônio, Rinaldo Ghellere.

Dentre o atendimento diferenciado e repasse da Prefeitura Municipal, foi entregue 10 camas hospitalares e colchões para serem substituídas pelas antigas. Na próxima semana o hospital receberá, através de recursos da Prefeitura Municipal, um ultrassom novo e Raio X digital. “O Hospital Santo Antônio sempre foi uma das principais atenções que demos ao município, pois saúde é nossa prioridade. Em 2017 o hospital apresentava sérios problemas financeiros e até a comunidade colaborava. O mutirão de cirurgias mostra que são seis anos de luta e hoje se colhe uma nova história, com atendimento de profissionais qualificados, seguro e humanizado”, salientou o prefeito de Timbé do Sul e presidente da AMESC, Roberto Biava.

Giorgia Daniel – SC 3523 JP