Assturtimbé tem homologação de estatuto

Após meses de preparo, reuniões e ajustes, foi homologado o estatuto da Assturtimbé.

Com 26 componentes, a associação buscou elaborar o instrumento exigido por lei. A finalidade e objetivo do documento, tipo contrato, foi construído com a colaboração de associações como a Tigre Preto, ANET, Secretaria de Turismo de São José dos Ausentes, Escritório Contábil Biava, o setor jurídico da Prefeitura Municipal de Timbé do Sul pelo Dr. Everaldo Goulart de Almeida Junior e a Epagri de Timbé do Sul.

Dentre os benefícios do documento está a união e organização dos empresários associados para a busca de alternativas e a contribuição no aceleramento de desenvolvimento do setor turístico em Timbé do Sul. “Dentro do estatuto existe uma cláusula descrevendo as diversas possibilidades que poderão ser conquistadas com a promoção que a Assturtimbé promoverá com este documento pronto. Tudo para desenvolver prol turismo, com responsabilidade social, buscando sempre a sustentabilidade”, declarou a presidente da associação, Ana Paula Rocha.

O município de Timbé do Sul apresenta grande expectativa diante da pavimentação da BR 285, turismo de aventura e as belezas naturais que possui. Com isso, a associação apresenta grande expectativa para 2023. “Com este estatuto poderemos trazer, elaborar, executar projetos que tragam visibilidade para o município, para ser reconhecido como destino turístico”, contou Ana Paula.

Dentre os projetos está reativar o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), para serem inclusos no mapa do turismo nacional, pelo Governo Federal, através do MTUR, para então entrar na lista de recebimento de investidores para recursos federais ao turismo. Outro plano inicial também é buscar capacitações para formação de mão de obra especializada, qualificação e promoção de ações para a comunidade por meio da valorização da cultura. “Para 2023 a sala do agente territorial estará em Timbé do Sul dando o apoio a Assturtimbé para fortalecer a associação com melhorias, benfeitorias, e contribuições do Sebrae. O Planejamento Estratégico realizado pela UNESC também será um dos instrumentos disponíveis para a busca destes recursos. Vemos o turismo como uma indústria promissora em Timbé e daremos todo o apoio necessário para este passo importante”, relatou o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava.

Giorgia Daniel – SC 3523 JP