Ventos de ciclone extratropical chegam a 135km/h em Timbé do Sul

Conforme as previsões, o ciclone extratropical chegou na madrugada de quinta-feira (13) no Sul de Santa Catarina. As Defesas Civis da região estavam todas de prontidão acompanhando a vinda dos fortes ventos e plantão para qualquer ocorrência.

 

Em Timbé do Sul foi assim. A Defesa Civil de Timbé do Sul e Prefeitura Municipal se prepararam. A Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas na quinta-feira. A Assistência Social e Habitação se preveniu com espaço para possíveis desabrigados. Obras, Agricultura, Saúde e Turismo, todos alertas.  “Nosso município possui histórico de grandes intempéries e desta vez não foi diferente. Vamos decretar situação de emergência”, comentou o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava.

 

Ao amanhecer os ventos vieram com registros de 135km/h, às 9hs da manhã, trazendo muito medo e apreensão. Foram registradas ocorrências de destelhamentos, falta de energia, queda de arvores e postes, danos no reservatório de água do Samae, dentre outros. A Serra da Rocinha permaneceu fechada no dia 13 pelos fortes ventos e possíveis deslizamentos devido solo encharcado pelas chuvas dos últimos dias.

 

Fabiano P.  Waterkemper foi um dos atingidos com o telhado de casa arrancado pelo forte vento. “Estávamos informados sobre o ciclone e ficamos em alerta. As 4hs eu, minha esposa e filho ouvimos um barulho alto e vimos que uma parte do telhado havia sido arrancada. Nos trancamos no quarto e quando acalmou o vento, fomos para a minha mãe, ainda no escuro. Ao clarear o dia fui ver como estava a casa e vi que todo o telhado não estava mais lá. O susto foi muito grande, nos impressionamos muito. Começamos a arrumar os danos hoje à tarde, que foi quando o pedreiro foi no local. Hoje ainda dormiremos na minha mãe”, contou.

 

Autoridades do município se reuniram para estudar os danos e ações a serem realizadas. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Timbé do Sul, Evandro F. Amandio, todos estão de plantão. “Estamos passando por todas as comunidades disponibilizando lona aos atingidos. O Samae também emitiu um alerta pedindo o uso, com cautela, da água, já que o reservatório sofreu danos. Não tivemos desabrigados. Aos que necessitam de atenção e possuem baixa renda, inclusos no CadÚnico, podem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Estamos alertas até o fim das ocorrências”.

 

A Defesa Civil de Timbé do Sul se põe à disposição para qualquer dúvida no (48) 99153-1825.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timbé do Sul

 

Acompanhe nossa página no instagram @prefeituratimbedosul e facebook /prefeituratimbe