Festa do Boi Carreiro resgata tropeirismo em Timbé do Sul

No último final de semana Timbé do Sul foi palco da V Festa dos Bois Carreiros e dos Tropeiros. A região passou por grande quantidade de chuva naquele sábado (8), mas mesmo assim os tradicionalistas estiveram presentes no sábado e domingo (9).

O sábado cavaleiros, janta e muita música registraram o evento. Já no domingo seis carros de boi, 50 cavaleiros e mais de 250 pessoas participaram do dia festivo. Durante o evento, pessoas das mais diversas idades estiveram presentes conferindo a história de Timbé do Sul referente ao tropeirismo. Dentre os idealizadores do evento, o trabalho de cultura faz parte dos trabalhos do Geoparque da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul e ASSTURTimbé. “Para o nosso município é extremamente importante eventos deste tipo, pois remetem nossas origens. Vimos envolvimento cultural de todas as idades, até com crianças, que tem acesso a este conhecimento das tropas no passado. É muito rico para a cultura da nossa cidade”, contou sobre a experiência o secretário de Turismo, Esportes e Cultura de Timbé do Sul, Elias Donadel.

A festa devidamente organizada apresentou costela de chão, música típica e alegria que somente o tropeirismo proporciona. “Nos divertimos muito. A comida boa mostra que o simples funciona. Nos sentimos muito acolhidos. Obrigada aos organizadores por este evento lindo. Estamos só pelos próximos eventos”, declarou Gisele do instagram @poraicommeuguri

O mau tempo trouxe apreensão dos organizadores. No domingo o tempo abriu, trazendo segurança para a realização da programação. “Mesmo com o mau tempo, o pessoal não deixou de vir. Ficamos muito felizes com a presença de todos. Foi uma festa muito bonita, tudo organizado. Só temos a agradecer a todos que colaboraram. Já estamos nos programando para a sexta edição em 2024, com muitas novidades e tradicionalismo”, comentaram os proprietários do Restaurante Caminho dos Tropeiros e idealizadores do evento, Carol Abatti e Donato Fernandes.

Mais informações sobre o Restaurante, localizado no Rio Fortuna, em Timbé do Sul, podem ser conferidas no instagram @caminho_dos_tropeiros ou pelo contato (48) 99192-1867.