Saúde de Timbé do Sul investe em preventivo meio liquido

O município de Timbé do Sul tem realizado diversos investimentos em todas as áreas. Uma das que tem se destacado é a saúde. O município, através da Secretaria Municipal de Saúde apresenta diversos profissionais atendendo a população, vacinação de excelência, remédios repletos na farmácia do Posto Central e também é um dos pioneiros dos governos da AMESC, substituindo o uso do preventivo tradicional de lâmina pelo preventivo meio liquido.

Com as consultas de rotina aos ESFs do município e necessidade para a precisão dos diagnósticos, a nutricionista Nicolly Moro sugeriu para a Secretaria a substituição do preventivo geralmente utilizado, pelo de tipo meio liquido. Este, utilizado na maioria dos laboratórios particulares, apresenta a facilidade da clareza nas células, havendo maior facilidade para a visualização e resultado preciso. Dentre as situações que podem ser detectadas são infecções, doenças sexualmente transmissíveis, câncer no colo do útero, dentre outros. “Quando o preventivo é mais preciso, você descobre mais rápido formas de tratar doenças que foram detectadas e assim, ter um tratamento mais eficaz, evitando doenças mais complexas”, explicou Nicolly.

O preventivo meio liquido está sendo utilizado pela Secretaria desde julho de 2021. Com quase dois anos de utilização no setor, os resultados mostram a redução de tratamento para doenças do colo do útero. O exame é realizado pelos enfermeiros dos ESFs, conforme agendamento. O preventivo meio liquido é encaminhado ao laboratório responsável pela análise. Conforme resultado, o exame é encaminhado para o médico para os devidos tratamentos. “Queremos sempre atender cada vez mais e melhor, com eficácia. Ter este diferencial nos proporcionou a chance de dar melhores condições de tratamento, com maior sucesso nos prognósticos”, comentou secretário de Saúde de Timbé do Sul, Vilmar Maffiolette.

A ideia de trazer melhores resultados também vem de acordo com o pós atendimento da Secretaria. Isso porque, ao ter diagnósticos mais precisos, há uma economia ao município também. “São famílias que não precisam passar por situações de doença, preocupações. Isso porque o paciente teve o diagnóstico precoce e tratamento de qualidade. Com a eficácia no tratamento, material de qualidade e consultas periódicas são evitadas situações que não podem ser contornadas. É Timbé do Sul sempre pensando no melhor para o cidadão”, destacou o prefeito, Roberto Biava.

Realize seus exames periodicamente. O diagnóstico precoce faz toda a diferença no tratamento.