Alunos da UFSC conhecem geografia rural de Timbé do Sul

Nos dias 09, 10 e 11 de novembro 20 acadêmicos do curso de geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Florianópolis, visitaram Timbé do Sul.

O grupo se hospedou no Vale Mirante da Rocha Hostel e Pousada para então conhecer as belezas do município e geografia rural que possui.

Com o acompanhamento do engenheiro agrônomo da Epagri de Timbé do Sul, Filipe Kinalski, o grupo visitou a propriedade de Andrei Bitencourt para conhecer a produção de fumo. Para turistar, as paleotócas do Portal do Palmiro mostraram a história, relevo e belezas de um dos principais geossítios do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul.

Na propriedade de Adenir Turossi demonstrada a produção, manejo dos ramos e poda da pitaya orgânica. Ainda neste estudo, foi visitada a propriedade de Henrique Aléssio, onde é produzida a banana orgânica. “Lá eles conferiram como é realizada a adubação orgânica da banana. Esta experiência foi muito interessante, pois eles conheceram a realidade rural de Timbé do Sul”, explicou Filipe.

A última visita do grupo foi na Associação Vida Nova, de Pedro Generoso, para a produção e comercialização da banana orgânica e ovos orgânicos. “Agradeço a vinda e escolha do grupo para este estudo. É importante receber pessoas com novas ideias no nosso município. Nosso futuro é o turismo, a BR 285 e o que ela proporcionará, além dos aviários que estão sendo construídos e a própria agricultura. As pessoas foram embora de Timbé e agora estão retornando, porque temos grandes projeções para os próximos anos. Esperamos contar com novas visitas e ideias deles e de outros que estão por vir”, frisou o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava.

Fotos: Epagri de Timbé do Sul

Giorgia Daniel – SC 3523 JP