Neste sábado acontece o evento do Outubro Rosa em Timbé do Sul

No sábado (29), o Salão Paroquial de Timbé do Sul será palco do evento destinado ao Outubro Rosa.

Promovido pela administração municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 13hs as pessoas se encontrarão para diversas atividades no espaço. Após a abertura do evento os presentes acompanharão a palestra motivacional e comportamental de Beto Bom Dia. Também haverá o relato da assistente social da cidade de Ermo, Marta Pezente, que teve câncer de mama.

Será servido o chá da tarde (coffee break) e sorteio de brindes. No espaço também será realizado, conforme as mulheres se interessarem, testes rápidos, aferição da pressão, coleta citopatologica (preventivo) e pedidos para realização de mamografia. “Nossa meta é a prevenção, conscientização para que várias situações possam ser evitadas no futuro. Trabalhamos com o preventivo meio liquido que dá resultados mais precisos. Material de qualidade para diagnósticos certos”, declarou o secretário de Saúde de Timbé do Sul, Vilmar Maffiolette.

Exame de mama e cuidados com a mulher em Timbé do Sul

Durante todo o ano a Secretaria de Saúde realiza diversos atendimentos para todas as pessoas. No Outubro Rosa a campanha é fortalecida com o incentivo às mulheres realizarem os exames de mama, dentre outros direcionados ao feminino.

As mulheres que tem interesse de realizar o exame de mama não só em outubro, mas durante todo o ano, podem procurar os ESFs do município para consulta com o clinico geral. Este encaminhará a paciente para a realização do exame. “A média no nosso município é de 30 mamografias mensais. Queremos que sempre haja a procura, pois estamos dando todo o nosso incentivo. Depende somente das mulheres procurarem o clinico para o encaminhamento”, explicou o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava.

Todas as mulheres que realizarem o preventivo no mês de outubro através da Secretaria de Saúde estarão participando do sorteio de uma cesta, as que realizarem a mamografia concorrem ao sorteio de outra cesta e os presentes no evento também a uma terceira cesta. Todas serão sorteadas no dia 29 de outubro. Venha participar, convide as amigas para estar no evento e cuide-se sempre.

Dúvidas sobre o evento ou realização de mamografias e preventivos podem ser conseguidas no telefone da Secretaria Municipal de Saúde de Timbé do Sul pelo (48) 3536-1400.

Giorgia Daniel – SC 3523 JP