Projeto Bullying Não Tem Graça trabalha conscientização em Timbé do Sul

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) idealizaram um projeto com o nome Bullying Não Tem Graça para ser aplicado com os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O projeto foi iniciado e divulgado com a participação da secretária de Assistência Social e Habitação, Irma Pelizzari Scarpari, a coordenadora do CRAS, Elisa dos Santos Rodrigues, a assistente social do CRAS, Arlete DA Rocha Pacheco, colaboradores/equipe do CRAS e SCFV. Atualmente são atendidas crianças/adolescente de 7 a 14 anos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, num total de 98. Os idosos do SCFV também participarão das atividades.

O CRAS é o principal equipamento do município incumbido da prevenção e ocorrência de vulnerabilidade social e risco nos territórios. Serão realizadas atividades como gincanas, brincadeiras, teatro e desafios, voltados para acabar com o bullying. “O Bullying como uma expressão da questão social é um grande desafio no nosso município por se caracterizar por comportamentos violentos, tanto em meninas como em meninos, independente da faixa etária. São atitudes com comportamento intencional e repetitivo que acarretam danos físicos e psíquicos as vítimas, podendo trazer sérias consequências, como a depressão, o distúrbio de comportamento e até o suicídio. Não podemos aceitar perder nossas crianças imaturas e com todo o futuro pela frente. A esperança é deixar uma sementinha na vida de cada um e vamos buscar isso com este projeto”, destacou Elisa.

O projeto iniciado, será todo preparado para apresentação e gincanas, sempre buscando a conscientização. “É extremamente importante este projeto porque as crianças passam pelo bullying e isso influencia muito. Queremos mostrar que cada um tem seu valor. Muitos também tentam se machucar, agredir, achando verdadeiramente que são o que é dito pelos que consideram colegas e amigos. O projeto vai ser muito bom para eles verem que cada um possui o valor, personalidade, diferentes, um do outro. Estamos fazendo valer este projeto, pois queremos que estes apelidos, nomes, não apresentem valores errôneos. O mau uso de valor pode trazer problemas até no futuro”, frisou a secretária Irma.

A atividade será concluída ainda em 2023. Tendo bons resultados o setor pretende dar continuidade em 2024 com a parceria da Secretaria de Educação de Timbé, buscando alcançar os objetivos propostos para o melhor convívio entre as crianças e jovens.