Plano Municipal de Saneamento Básico tem apresentação final para timbeenses

Na noite de quinta-feira os presentes tiveram acesso ao estudo e ações para serem realizadas até 2033.

No dia 30 de novembro aconteceu nas dependências da Câmara de Vereadores de Timbé do Sul a audiência pública final sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico.

Durante o encontro o responsável pelo projeto da Life Ambiental Engenharia, Fabricio Vieira, explicou em que consiste o plano e o porquê dos municípios se adequarem. “Em 2020 uma nova lei de número 14.026/2020 estipulou que em até 2033 todos os municípios precisarão se adequar, universalizando o saneamento. Para mudar a realidade precisamos entender como funciona o processo. Realizamos o estudo e apresentamos aos presentes sobre os caminhos a seguir, o plano pronto entregue para que então cada setor possa buscar os recursos e ações a serem realizados”, relatou Fabricio.

O plano faz parte do instrumento da política de saneamento de lei n. 11.445/2007 que tem como objetivo entender como estão as condições de saneamento tais como tratamento e abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e destino solido de limpeza adequada.

Alguns dos caminhos apresentados foram estruturação do setor de resíduos, estruturação da coleta seletiva, gestão e treinamento de colaboradores, renovação da frota de veículos e EPIs, manutenção do contrato terceirizado para disposição final (aterro sanitário), estruturação da tarifa de resíduos. Foi apresentado o para investimento total conforme a execução.

Com a universalização das vertentes de saneamento e o planejamento estratégico montado, a lógica foi apresentada, estipulando diversos cenários que Timbé do Sul poderá enfrentar para a execução. “Com o plano em mãos temos a certeza do caminho a seguir, cada um na sua etapa, para que então esta e demais administrações possam fazer com que nos adequamos a lei e, consequentemente, tenhamos melhor qualidade de vida”, comentou o prefeito Roberto Biava.

Após as explicações, apresentação de dados e sugestão de busca de recursos, foi possível sanar dúvidas pelos presentes, dentre eles autoridades e população em geral. “Gostaria de agradecer a presença de todos que puderam vir esta noite e parabenizar a Life Ambiental Engenharia pelo trabalho executado”, registrou a coordenadora do Grupo de Acompanhamento do Plano Municipal de Saneamento Básico de Timbé do Sul, Josélia Scot Pezente.