Turismo e matemática fazem parte de projeto trabalhado com turma da EEB Timbé do Sul

Foi desenvolvido em Timbé do Sul um trabalho direcionado aos alunos do novo 2º ano do Ensino Médio. As professoras Nazarena da Glória Lummerts e Eliane Ribeiro proporão a Secretaria Municipal de Turismo e Esporte de Timbé do Sul uma atividade conjunta.

A proposta do projeto se ateve a desvendar o potencial turístico, atrativos e lugares para se hospedar. “ O projeto tem como objetivo a divulgação dos pontos turísticos do município promovendo a visibilidade das belezas naturais que oferece, a nível internacional, em conjunto com o tema Geoparque da UNESCO Caminhos do Cânions do Sul”, declarou a professora Eliane.

Com isso, os jovens voltariam o ensinamento ao mercado de trabalho que está em crescimento no setor turístico. O tema é direcionado a “Trilhas de aprofundamento na área de matemática e suas tecnologias: matemática e o mundo do trabalho; turismo e entretenimento na cidade de Timbé do Sul com as turmas de 2º anos EEBTS”.

Durante o aprendizado os alunos converteram a modelagem matemática (roteiro turístico com valores aproximados de hospedagens, trilhas, passeios e outros). “A intenção é buscar deste estudante o interesse sobre a formação em turismo e relação do profissional com o mercado de trabalho na região de Timbé. Somos um destino forte de ecoturismo, situado entre vales, montanhas, cânions, paisagens de serras, cachoeiras, dentre outros. Queremos dar a oportunidade de conhecerem para então poder se aperfeiçoar nesta área ou até mesmo serem empreendedores”, relatou Nazarena.

O secretário de Turismo e Esporte de Timbé do Sul foi convidado pelas mentoras do projeto para instruir os alunos. No período matutino a turma visitou a Cascata do Padre e o Poço do Violão. Na tarde foi feita a Cachoeira da Cortina, o Poço do Caixão e a Cervejaria das Montanhas.  “Foi uma oportunidade que os alunos tiveram de vivenciar a prática da trilha. Após esta experiência todos tiveram a explicação, como condutor e secretário, em sala de aula. Assim estes podem podendo conciliar a teoria com a pratica”, contou o secretário Elias Donadel.