Defesa Civil de Timbé do Sul se reúne com Tiago Zilli e coordenadores do setor da AMESC na capital

Na quinta-feira (27), o coordenador da Defesa Civil de Timbé do Sul, Evando F. Amandio seguiu a Florianópolis para o encontro com o Deputado Estadual Tiago Zilli e coordenadores da Defesa Civil da AMESC.

O encontro veio através de um convite do Deputado para debater ações de prevenção e alinhar soluções e estratégias para minimizar os impactos causados pelo clima de Santa Catarina. Estiveram presentes também a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, que no ato esteve representada pelo diretor de gestão de desastres, Coronel Cesar Nunes e a Gerente de Restabelecimento e Reconstrução, a engenheira, Bruna Costa. “Precisamos formular ações e estratégias de prevenção, oferecer estrutura para que a Defesa Civil Municipal possa atuar e desenvolver planos de contingência nos municípios catarinenses. Estamos falando de proteger vidas, minimizar impactos e evitar prejuízos”, pontuou Tiago Zilli.

O setor Timbé do Sul tem se envolvido, diretamente, com a atuação para prevenção e recursos ao município. “Estamos em atividade constante para ações de recuperação em campo. Este encontro com o Deputado e colegas de profissão foi muito importante, pois nos abre uma porta para a busca de recursos, até a nível nacional, além de pontuarmos as particularidades de cada município, presentes na reunião”, contou Evandro.

Busca de recursos e novidades para o setor

O diretor de gestão de desastres da Defesa Civil Estadual, Coronel Cesar Nunes, avaliou como de extrema importância a realização do debate pois permite compartilhar experiências  entre os gestores e prestar contas sobre as ações efetivadas pelo Estado. Sobre os pedidos de kits de transposição (pontes), o diretor explicou que nos próximos meses, o governo do estado têm como meta entregar 100 novos kits, cobrindo parte da alta demanda solicitada. “Nossa meta é entregar aos 97 municípios que hoje já possuem cabeceira pronta, cerca de 100 kits para as Defesas Civis dos municípios. Para isso, o nosso secretário, Coronel Armando está fazendo um trabalho de interlocução junto ao Governo e a entidades, para liberação de recursos que viabilizem essa necessidade urgente. Nós estamos agora na fase de fabricação destes kits,  adiantando as medidas administrativas e fazendo vistorias nos locais para quando esses itens já estiverem prontos,  sejam instalados imediatamente nos municípios,” explicou.

O deputado reforçou a solicitação, para que a Defesa Civil Estadual consiga atender todos os municípios da AMESC com pelo menos um kit de pontes de concreto já nesta próxima etapa, que deve ser iniciada nos próximos dois meses. “Nossa região é bastante castigada pelo clima. Comunidades inteiras ficam ilhadas, pessoas ficam sem atendimento médico, o agronegócio sem condições de escoar a produção, enfim são inúmeros problemas causados pelas fortes chuvas e enchentes” explicou o deputado.

Além de apresentar as prioridades, os coordenadores municipais da Defesa Civil puderam trazer solicitações de recursos e falar de ações pontuais como desassoreamento de rios, limpeza de valos e encostas, antecipar ações de segurança  e conscientização da população

Texto: Saulo Pithan/ Ass. Com. Pref. Timbé do Sul

Fotos: Saulo Pithan.