IV Encontro de Condutores dos Aparados da Serra Cânions do Brasil qualifica participantes em Timbé do Sul

Timbé do Sul recebeu nos dias 10, 11 e 12 de dezembro turistas de diversas cidades como Porto Alegre, Dois Irmãos, Cambará do Sul, Mampituba, Jacinto Machado, Garopaba, Praia Grande, Imbituba, dentre outros, além da cidade anfitriã, Timbé do Sul. Isso porque ocorreu o IV Encontro de Condutores dos Aparados da Serra Cânions do Brasil.

Mais de 100 pessoas entre condutores e pessoas envolvidas no turismo se inscreveram para participar do evento itinerante que desenvolve o turismo sustentável. “Timbé do Sul é ponto estratégico com a pavimentação da BR 285 e belezas naturais. Os participantes buscaram a qualificação para atendimento ao turista, ampliação de pousadas. O evento tem como missão ser itinerante, ou seja, em cidades diferentes para promover o município em si, dentre os atrativos dos locais e como saber trabalhar as qualidades de cada lugar. Gostaria de agradecer ao apoio de todos que contribuíram para que esse encontro ocorresse e fosse um sucesso”, comentou a organizadora do encontro, Bruna Teresa Silva Pereira.

Durante o evento ocorreu a feira regional de artesanato e da agricultura familiar.

Palestras sobre temas como geoeducação, patrimônio cultural, marketing digital, ocupação antiga do território Geoparque, observação de aves, primeiros socorros, resgate, inovação em tempos de crise, educação ambiental, turismo de aventura e montanhismo, voo livre, ecoturismo, saída de campo, visitação em pontos turísticos também ocorreram. “O turismo só pode ter um impacto positivo se for sustentável em todos os aspectos, levando em consideração as necessidades locais. É preciso avaliar o potencial e maximizá-lo, mas sempre levando em consideração o cuidado e a responsabilidade com o meio ambiente, as pessoas da comunidade e a cultura local. Por isso buscamos sempre estar aprimorando os conhecimentos, onde foi a finalidade desse encontro em nosso município”, comentou o agente de turismo da Prefeitura Municipal, Allan Guilherme Smutek Candido Mota.

No último dia do encontro foi realizada a ação social com alunos de Timbé do Sul, além do conhecimento alguns pontos turísticos do município. “O turismo é uma troca perpétua entre turistas e residentes, uma via de mão dupla. Mas para que essa troca continue acontecendo e tenha um impacto positivo é importante considerar várias dimensões tais como econômica, social, cultural, ambiental e também pessoal. Este encontro teve por propósito apresentar esses parâmetros, pois irá influenciar diretamente a comunidade local e, posteriormente, os visitantes”, relatou o agente de turismo da Prefeitura.

Dentre os diversos assuntos e reconhecimento, o Geoparque da UNESCO Caminho dos Cânions do Sul tem sido tema para aperfeiçoamento ao receber o turista. “Eventos deste porte integra profissionais da área dentro do território do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul. A intenção é a qualificação da mão de obra para melhor atender quem nos visita. A oportunidade faz nascer a essência do povo daqui utilizado e valorizando o conhecimento e cultura”, relatou o diretor executivo do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, que acompanhou todas as edições do encontro de condutores, Gislael Floriano.

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Timbé do Sul, Associação de Condutores Locais e Guias do Turismo Tigre Preto e Bixo do Mato Ecoturismo.

Além do evento, a administração municipal apoia e mantém o reconhecimento perante a parceria do Geoparque da UNESCO Caminho dos Cânions do Sul. “Temos que estar fortes para o turismo porque a chancela do Geoparque fez com que fossemos reconhecidos mundialmente, nos deu o pontapé inicial. Desta forma estamos na vitrine do mundo e precisamos nos qualificar para isso. A prefeitura reconhece o potencial e não medimos esforços para que possamos cada vez mais sermos reconhecidos no turismo, pois é uma indústria que se instalou aqui”, frisou o prefeito de Timbé do Sul e presidente da AMESC, Roberto Biava.