Homens de Timbé do Sul deram atenção a saúde

Na sexta-feira (25), o Salão Paroquial de Timbé do Sul estava preparado para receber os convidados ao evento do Novembro Azul.

Mais de 60 homens participaram do encontro com tema “Cuidar da Saúde também é coisa de homem”. A palestra ministrada pelo médico do ESF Cohab, Dr. Marcelo Nogueira Viana, destacou a prevenção ao câncer de próstata, dentre outras enfermidades devido a falta do autocuidado e diagnóstico precoce. “Sabemos do preconceito que o exame de próstata causa, mas precisa ser superado. É necessária a conscientização dos homens para que quanto antes diagnosticar, mais fácil será o tratamento. É preciso coragem para procurar ajuda não só nesta situação. Outras doenças como obesidade, diabetes e pressão alta precisam de atenção e cautela, além dos casos de câncer na família. O homem precisaria ir, pelo menos uma vez por ano ao consultório médico, para uma rotina. Isto faz toda a diferença”, aconselhou o doutor.

Os presentes também receberam um material explicando a importância do cuidado com a saúde e um número para o sorteio de brindes após a palestra. Foi aferida a pressão, realização de testes rápidos e pedido de PSA para os homens acima de 40 anos, para serem realizadas durante a semana. “Hoje estamos aqui reforçando a importância da prevenção. O pessoal que se cuida tem vida longa. Parabenizo a Secretaria da Saúde pelo empenho de sempre incentivar isso. Temos o Hospital Santo Antônio 24 horas aberto, sete médicos atendendo nos Postos de Saúde e farmácia repleta. Estamos a frente do município para dar qualidade de vida e melhorar a vida das pessoas. Agora depende delas darem esta autoatenção”, frisou o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava.

Encerrando a noite, um lanche trouxe o clima de descontração após o assunto importante. “Gostaria de agradecer a presença de todos e a equipe da Secretaria de Saúde por sempre se empenhar para que os nossos eventos sejam um sucesso. Agradecemos também a administração pelo apoio prestado e ao nosso corpo clinico. Buscamos fazer um trabalho para que todos saiam ganhando”, relatou o secretário de Saúde, Vilmar Maffiolette.

Giorgia Daniel – SC 3523 JP