Massagem Shantala é repassada para gestantes em encontro de Timbé

Técnica de origem indiana é utilizada em bebês para relaxamento.

No dia 22 de fevereiro aconteceu nas dependências do ESF São Luiz, em Timbé do Sul, o encontro com gestantes na modalidade “Sala de Espera”. O grupo foi conduzidopela enfermeira da Estratégia de Saúde da Família São Luiz, Mellani Dumke.

O tema abordado foi a Massagem Shantala, uma técnica de massagem para bebês de origem indiana. Ela tem como benefícios o relaxamento do bebê, melhora do sono, estimulação do sistema imunológico, alivio de gases/cólicas, melhora da consciência corporal do bebê e estimula o vínculo afetivo.

Durante o encontro, as gestantes receberam orientações quando a posturas, local adequado para a realização, uso de óleos, contraindicações, dentro outras informações. “De forma dinâmica, a massagem foi explicada passo a passo para as gestantes que também receberam um manual com imagens e orientações das manobras”, contou Mellani.

Após a explanação, um coffee break foi servido para as participantes. Os encontros em “Sala de Espera” contam sempre com diversos profissionais de equipe multidisciplinar para abordar temas referentes a gestação. As gestantes pertencentes ao ESF São Luiz serão convidadas pela equipe de saúde. O grupo, coordenado pela enfermeira Mellani Dumke, tem previsão de acontecer toda 3ª quinta-feira do mês e convites prévios serão enviados para as gestantes através de suas Agentes Comunitárias de Saúde, através da Secretaria de Saúde de Timbé do Sul.