Exposição “As Cores de Cada Vida” chega a Timbé do Sul na campanha do Agosto Lilás
Em cerimônia de abertura, obras são expostas retratando mulheres que fizeram parte de projeto destinado a campanha de combate a violência doméstica.
Timbé do Sul/SC
A terça-feira (15) de Timbé do Sul teve um brilho diferente no município. Isso porque a exposição “As Cores de Cada Vida”, que lida com as cores da arte em homenagem a vida, chegou ao município em forma de obras expostas na Prefeitura Municipal, até o dia 25 de agosto.
O Agosto Lilás é tema para base desta conquista. Promovido pelas Secretaria de Assistência Social e Habitação, Centro de Referência da Assistência Social e Habitação (CRAS) e Secretaria de Saúde de Timbé do Sul, a cerimônia de abertura, na Câmara de Vereadores contou com autoridades como Dr. Diego Archer de Haro (Delegado Regional de Polícia da 19ª Região Policial), Dr. André Gazzoni Coltro (Delegado de polícia representando a Delegada de polícia Patricia Zimmermann D’Avila -Coordenadora das DPCAMIS), Dra. Eliane Márcia Chaves (Delegada de polícia responsável pela Delegacia de Proteção à criança, adolescente, mulher e idoso de Araranguá/SC), Dr. Manoel Donizete de Souza (Juiz de Direito da comarca de Turvo), Acélio Baesso (vice-prefeito de Timbé do Sul), Renata Rovaris Biava (presidente da Câmara de Vereadores de Timbé do Sul), Marcelo Piccolo (Sargento da polícia militar e comandante pelo destacamento de Timbé do Sul0, Eduardo Bozzelo dos Santos (agente da polícia responsável pelo expediente da Delegacia de Polícia Civil de Timbé do Sul), Dra. Rubiane Panatta (advogada representando o presidente da subseção de Turvo/SC Geraldo Machado Cota Júnior), Dra. Gisele Longaretti Souza (presidente da Comissão da Mulher advogada subseção Turvo/SC). “É uma alegria e prazer participar de uma exposição tão importante como esta. Desejo uma excelente solenidade e parabenizo a todos por esta iniciativa”, declarou Dr. Manoel.
Durante a abertura as autoridades comentaram sobre a importância, o tema e luta diária. “Ter esta exposição em Timbé do Sul nos traz muito orgulho. Sabemos o quão importante é. Devemos sempre apoiar e dar esta atenção para temas como este para que todas saibam como agir ou que não ocorra mais”, frisou o vice-prefeito Acélio.
O projeto “As Cores de Cada Vida” foi idealizado pela psicóloga policial civil Clarissa Moreira Enderle, da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI/PCSC) de Tubarão e institucionalizado pela Polícia Civil. A exposição conta com 20 retratos estilizados de mulheres que foram vítimas dos crimes de feminicídio e tentativa de feminicídio nas cidades de Tubarão, Criciúma, Içara, Araranguá, Braço do Norte e Laguna, entre os anos de 2012 e 2021. “Estamos contentes em saber que as pessoas se interessam sobre combater este tema. O Projeto “As Cores de Cada Vida” foi muito importante para esta luta. Precisamos usar da arte para falar sobre assuntos como este. As histórias delas sempre nos prendem porque pensamos como podemos agir e o que poderíamos ter feito. Parabéns ao grupo pela iniciativa”, comentou Dra. Eliane.
As obras foram produzidas pelos artistas Albertina Prates, Dirvaldo M. Rodrigues, Soraya de Pieri, Ana Mendes Simões, Carlos André de Oliveira, Luís Fernando Siqueira, Raïssa Beatriz Bússolo Capelar, Nadya Niehues Becker, Juliano Ferreira Mattos, Simoni Tezza Coelho, Abrão Scotti, Lissandra Comin, Eliza Lins Menucci Makray e Sonia Alves.
A exposição passa por cidades de Santa Catarina mostrando rostos de mulheres que são a cara da luta contra a violência doméstica. “Precisamos conscientizar e prevenir não só as mulheres, mas os homens também para que não vivam isso. Esta exposição mostra todo o sentimento para que toque as pessoas. Fica a nossa consideração e parabenização pelo projeto. Finalizo com a frase de Maria da Penha, a vida começa quando a violência termina”, registrou o Delegado Dr. Diego.
Durante a abertura esteve presente uma das mulheres que foi retratada na tela, Tristana Gabriela. “Hoje estou aqui representando minha história. Gostaria de agradecer a Clarissa e o Abraão. É muito bom estar aqui como vitoriosa”.
As artes estão expostas na Prefeitura Municipal até o dia 25 de agosto.
Conforme cronograma, na próxima quinta-feira (17), a Campanha do Agosto Lilás de Timbé do Sul continua com a palestra da agente da polícia civil, Maria Aparecida Casagrande, com o tema “Formas de enfrentamento a violência contra as mulheres”, no Salão Paroquial, a partir das 19hs.
Venha participar e fazer parte da campanha de combate a violência doméstica contra a mulher.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timbé do Sul
Acompanhe nossa página no instagram @prefeituratimbedosul e facebook /prefeituratimbe