Noite do Agosto Lilás defende a proteção às mulheres

Encontro teve explanação de policial civil sobre violências e como combate-las.

As Secretaria de Assistência Social e Habitação, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Secretaria de Saúde estão promovendo o Agosto Lilás, que combate a violência doméstica. Na noite de quinta-feira (17), a comunidade em geral foi convidada a participar do encontro que contou com a presença do agente da polícia responsável pelo expediente da Delegacia de Polícia Civil de Timbé do Sul, Eduardo Bozzelo e da palestrante e policial civil, Maria Aparecida Casagrande.

Atuante a mais de 28 anos na área, Cida esteve presente no Salão Paroquial de Timbé do Sul trazendo maior conhecimento aos presentes sobre o tema “Formas de enfrentamento a violência contra as mulheres”. Dentre eles foi falado sobre a luta, as brincadeiras que não devem ser feitas, conquistas das mulheres, o não julgamento sobre as vítimas e jamais deixar de estender a mão quando precisam de auxílio. “Muitas vezes a mulher acredita que o parceiro irá mudar. É necessário ter coragem para procurar proteção. Nunca deixaremos de estender a mão a quem precisa e jamais devemos julgar a escolha da mulher. E caso você saiba ou veja algo suspeito, não deixe de denunciar. Você pode salvar uma vida. Há coragem em denunciar e entender que o amor próprio é essencial”, destacou Cida.

Logo após a palestra, Cida foi presenteada pela organização. Na segunda-feira (21) a sessão na Câmara de Vereadores de Timbé do Sul terá um episódio importante. “O Projeto Agosto Lilás será assinado pelos vereadores para que todos os agostos possam ser falado sobre o assunto violência, pois quanto mais levantarmos esta questão, mais enfrentaremos. Nosso objetivo como mulher é olhar e se valorizar. Está sendo um mês muito especial”, relatou uma das organizadoras do Agosto Lilás de Timbé do Sul e psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Valdinéia Macarini.

Foi entregue aos presentes um mimo e uma cartilha explicativa sobre os tipos de violência tais como violências psicológica, sexual, virtual, moral, física e patrimonial. “É extremamente importante este tema nos dias de hoje. A mulher deve ser cada vez mais valorizada”, frisou o vice-prefeito Acélio Baesso.

A vereadora Renata Rováris Biava comentou sobre o tema e fez um convite aos presentes: “Tivemos nesta semana a abertura do projeto As Cores de Cada Vida. As obras de arte estão expostas na Prefeitura Municipal até o dia 25 de agosto. Não deixem de conferir, pois é um material que traz muita história e ensinamento”.

Diga não a violência. Denuncie. Central de Atendimento a Mulher no Disque Denúncia 180.