Timbé do Sul participa do I Seminário Estadual ACCT

Nova Veneza/SC

O I Seminário Estadual da Associação Catarinense dos Conselheiros Tutelares (ACCT) e Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), aconteceu nos dias 12 e 13 de julho no Teatro Palazzo Delle Acque, em Nova Veneza.

O Evento uniu Conselheiros Tutelares de diversos municípios do estado de Santa Catarina e demais profissionais que atuam na defesa e garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Foram várias participações de autoridades, representantes dos Conselheiros Tutelares, Assistente Social, Pedagogo, representantes do Ministério Público e Procuradoria da Justiça. Entre as palestras, aconteceu a palestra do Procurador de Justiça do Paraná, Dr. Murilo Digiácomo que fez os participantes refletirem sobre as atuações do Sistema de Garantia de Direitos SGD, as articulações da Rede de Proteção, atuação dos Conselhos Tutelares e as devidas atribuições que, muitas vezes são confundidas por toda a Rede.

Segundo o procurador, o Conselho Tutelar não é um ÓRGÃO TÉCNICO e sim um conselho de defesa (zelo) de direitos da criança e do adolescente e cabe os equipamentos de serviços os atendimentos e diagnósticos para as intervenções devidas.

Concluindo as orientações foi repassado a todos os presentes que o atendimento deve ser primado pela competência técnica de qualidade das intervenções, porque é um direito da criança e do adolescente serem bem atendidos por profissionais competentes, que tem qualificação, formação técnica em equipamentos especializados. É um direito deles (crianças e adolescentes) que muitas vezes é negado, quando colocamos o Conselho Tutelar para improvisar os atendimentos, destacando a relevância do trabalho dos conselheiros tutelares. Para finalizar Dr. Murilo fez um apelo: “Nós temos que erradicar o amadorismo, o improviso, o achismo, nós temos que primar pela competência técnica.”

Outro ponto relevante foi a palestra da Coordenadora do ABADEUS (Centro de Inovação Social), Shirlei Monteiro. Esta explanou e apresentou a história e os trabalhos realizados no Centro de Inovação, trazendo a amostra estatística de violência ao longo dos anos do bairro onde o Centro atua. As estatísticas apresentaram uma melhora considerável na diminuição da violência, tudo em consideração aos projetos ofertados para o público jovem. O Centro desenvolve entre várias ações, a oferta com aulas de tecnologia, incluindo a robótica.

Estiveram no evento os cinco Conselheiros Tutelares (que não abandonam o CT, colocando o comunicado na sede e ficando de sobreaviso levando o celular pra atender as ocorrências que, por ventura, pudessem surgir) e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A presidente do CMDCA e assistentes social do CRAS, Arlete da Rocha Pacheco, desde que assumiu o CMDCA em 2022, vem recebendo assistência do prefeito Roberto Biava no suporte aos Conselheiros Tutelares, para que cada vez mais possam estar aperfeituando.se, através de cursos, seminários e capacitações. “O prefeito Roberto Biava, está desempenhando um ótimo trabalho de apoio ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e ao Conselho Tutelar de Timbé do Sul, possibilitando a participação dos Conselhos em eventos de extrema relevância.

Nossos agradecimentos ao ACCT e ao Conselho Tutelar de Nova Veneza que organizaram o evento de forma impecável”, relatou Arlete.

Os representantes de Timbé agradeceram os apoiadores: “CMDCA e CT gostaríamos de agradecer ao prefeito Roberto Biava pelo respeito e consideração, por oportunizar a nossa participação neste evento, disponibilizando recursos e transporte e também aos funcionários da Secretária de Administração e Finanças que nos atendem sempre com muita simpatia e educação. (Presidente do CMDCA)”.

Texto e fotos: Arlete da Rocha Pacheco.

Timbé do Sul participa do I Seminário Estadual ACCT