Mais de 500 próteses dentárias foram disponibilizadas em Timbé do Sul

Qualidade de vida em todos os sentidos. A Prefeitura Municipal de Timbé do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde tem buscado abranger todas as áreas do setor para trazer melhores condições aos munícipes.

O projeto do Governo Federal de Prótese Dentária LRPD é um destes. Com início em 2018, a Secretaria foi credenciada tendo a parceria de NSA Odontologia. Para que o indivíduo seja incluído no programa, a dentista Graciana Búrigo realiza a triagem e avaliação conforme a necessidade de cada paciente. No processo é feita toda a extração e restauração bucal. “Nós realizamos toda a preparação para então encaminhar o paciente para a empresa responsável pela prótese. O atendimento deles é feito semanalmente, sempre atendendo a nossa demanda”, declarou a dentista Graciana.

Finalizada esta etapa, é encaminhado o paciente para fazer tanto a prótese total (dentadura superior e inferior), quanto a PPR (prótese parcial removível – ponte móvel superior e inferior). “A moldagem é feita e após um mês o paciente recebe a prótese”, explicou a NSA Odontologia.

A média é de 23 próteses mensais, sendo que o investimento do Governo Federal é de R$ 7.500,00 por mês e Governo Estadual de R$ 2.279,06 mensais. “A dentista do município realiza toda a triagem e preparo para o encaminhamento ao programa. Nos traz muita satisfação, pois são vidas que mudam com um novo sorriso”, frisou o secretário de Saúde, Vilmar Maffiolette.

A Secretaria de Saúde acompanha a adaptação e realiza atendimento periódico aos pacientes do programa. “ A prótese ficou muito bem feita e me adaptei bem. O atendimento da dentista foi maravilhoso. Estou muito satisfeita com o resultado. Aumentou minha autoestima. Sempre fui muito alegre e agora com a prótese, estou rindo à toa”, contou uma das contempladas do projeto, Silvana Moreira Lopes.

Ao todo, desde o início do programa, mais de 500 próteses foram entregues aos pacientes timbeenses. “É a realização dos sonhos de muitos que não possuem condições de investir neste bem. Receber a prótese é tornar a pessoa mais apresentável e confiante, com a alegria que somente o sorriso pode trazer. É uma contribuição que nos enche de orgulho. Saúde em todos os sentidos no município”, destacou o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava.