Noite de lançamento de documentário da BR-285 traz encanto a timbeenses

Mais de 100 pessoas acompanharam lançamento de documentário.

Na noite de terça-feira (18), o auditório da EEB Timbé do Sul foi palco do lançamento do documentário “Serra da Rocinha: Histórias Entrelaçadas – Rios, Florestas e Cânions”.

O documentário produzido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)/STE, por meio da equipe de Gestão Ambiental. O material vem como uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Mais de 100 pessoas, desde autoridades, ASSTURTIMBÉ, Geoparque da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, grupo de escoteiros GERK professores, alunos e comunidade em geral estavam presentes para conferir o vídeo que insere no contexto das contrapartidas ambientais relacionadas ao licenciamento ambiental das obras da BR-285, conduzido pelo IBAMA. A Feira da Agricultura Familiar também esteve presente no evento.

Através dos programas de educação ambiental e de comunicação social que são desenvolvidos na obra, a equipe trabalhou por, aproximadamente um ano, com as comunidades de Timbé do Sul e de São José dos Ausentes para fortalecer o turismo sustentável e de base comunitária na região. “O vídeo foi construído neste sentido, junto as prefeituras, com as associações de turismo, com os agentes de turismo local para, tanto divulgar os atrativos turísticos da região como também, fortalecer a ideia do turismo como uma alternativa de geração de renda e desenvolvimento para que a própria comunidade perceba algo que agregue, para que todos se beneficiem”, explicou o educador ambiental da BR285/RS/SC, Cauê Canabarro.

Após o lançamento, o vídeo ficará disponível para Prefeituras, associações, agentes, Youtube, ferramentas de comunicação da gestão e acervo de imagens (foto e vídeo). “Esse material é extremamente valioso, destacando as belezas e a diversidade dos atrativos turísticos que nosso município tem a oferecer. Nós, da Secretaria de Turismo, acompanhamos o trabalho com grande alegria desde o início, percebendo o comprometimento e a dedicação de todos os envolvidos. O projeto não só reforça a importância do turismo sustentável, mas também valoriza e preserva as riquezas naturais e culturais da nossa região. Através desse material, poderemos promover nosso município de maneira mais efetiva. Gostaria de ressaltar a importância da parceria entre as instituições e a comunidade na construção de um turismo responsável e sustentável. Este trabalho conjunto é fundamental para que possamos continuar avançando”, relatou o diretor de Turismo de Timbé do Sul, Allan Guilherme Smutek Candido Mota.

Segundo o prefeito de Timbé do Sul, o documentário demonstrou o potencial que a apresenta. “Temos que ter esta integração com os nossos vizinhos de São José de Ausentes. Com a criação do Geoparque da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, teremos um potencial muito forte para o turismo. Eu achei espetacular o vídeo. Teve gente da plateia que até se emocionou em ver quanta beleza natural temos na nossa região. Agora é saber desfrutar e as pessoas empreender”.

O próximo lançamento será em São José dos Ausentes nos dias 19 de junho, às 15hs e no dia 20 de junho, às 9hs e às 14hs, no Salão Paroquial do distrito de Silveira.

Fotos: Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura de Timbé do Sul.