Gestantes de Timbé do Sul recebem orientações sobre fissuras mamárias e técnicas de amamentação em “Sala de Espera”

No dia 21 de março aconteceu nas dependências do ESF São Luiz, em Timbé do Sul, o encontro com gestantes na modalidade “Sala de Espera”. O grupo foi conduzido, neste mês, pela enfermeira da Unidade Básica de Saúde, Daniela Arcaro, com o tema fissuras mamárias e técnicas de amamentação.

A enfermeira repassou às gestantes orientações sobre como evitar as fissuras, tratamento, contraindicações e também tratamentos corretos. As fissuras mamárias acontecem com a ruptura do tecido que reveste o mamilo, levando a mulher a sentir dor, podendo haver a presença de sangramento. “A técnica incorreta do aleitamento materno é uma das causas mais frequentes do trauma e dor na região mamilar”, explicou Daniela.

Diante disso a pega correta do bebê na amamentação também foi orientada pela profissional. Aproveitando o momento e a situação atual do Estado de Santa Catarina, a enfermeira da vigilância epidemiológica, Mellani Dumke e a agente de combate a endemias, Jeane Tais Selau Scheffer, orientaram os presentes sobre a dengue, uso de repelente e eliminação de criadouros.

Um panfleto informativo foi entregue referente ao tema. Após a explanação, um coffee break foi servido para as participantes. Os encontros em “Sala de Espera” contam com diversos profissionais de equipe multidisciplinar para abordar temas referentes a gestação.

As gestantes pertencentes ao ESF São Luiz serão convidadas pela equipe da Secretaria da Saúde de Timbé do Sul. O grupo tem previsão de acontecer toda 3ª quinta-feira do mês. Convites prévios serão enviados às gestantes através das agendes comunitárias de saúde.