Audiência pública traz direcionamento de recursos da Lei Paulo Gustavo

Encontro teve esclarecimento e pontuação de seguimentos a serem seguidos pelo setor.

Na noite de quarta-feira (23) ocorreu na Câmara de Vereadores de Timbé do Sul a Audiência Pública Final de pactuação de mecanismos da Lei Paulo Gustavo. A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura convidou as pessoas interessadas na temática da cultura para ouvir qual a intensão, interesse e como utilizar da melhor forma os recursos da lei. “Foi extremamente importante a participação para tirarem dúvidas, opinar sobre a divisão e distribuição do recurso para a sociedade. Também pode-se esclarecer e pontuar para dar seguimento a parte burocrática da legislação”, explicou o secretário, Elias Donadel.

Na ocasião esteve presente a conselheira Estadual de Cultura e integrante da Operativa LPG/SC, Dagma Castro. “Em um território de cidade com pouco mais de 5 mil habitantes, como é o caso de Timbé do Sul, a gente assistir a cultura emergindo, respirando, recebendo recursos e levando para sua gente o produto cultural de seus artistas é bonito demais, é entender o resultado de esforços de todos, gestão e comunidade de fazedores de cultura”.

Dagma reforçou sobre a importância da Lei Paulo Gustavo e o quanto pode trazer de benefícios ao município, parabenizando o setor de Timbé do Sul. “A audiência é importante porque possibilitará que os recursos do Governo Federal, via Lei Paulo Gustavo, cheguem na ponta, nos artistas da cidade, os fazedores de arte e cultura. Isto é valoroso e compensador. É o início de um processo de efervescência cultural para a comunidade. Logo mais também virá a Aldir Blanc 2 – que tem previsão para 20 anos de repasse financeiro a todas as cidades do país. É a chance de ver os artigos de nossa constituição quando trazem os direitos de acesso e de fomento à cultura acontecer de fato. Acompanhamos os esforços da gestão da cultura e da prefeitura, que não foram poucos, para fazer valer este direito. Parabéns a toda cidade de Timbé, vocês estão ajudando na construção a história da cultura local”.

Ainda como diferencial e destaque, esteve o representante do MINC/SC, Alexandre Martins, falando sobre Timbé do Sul e empenho da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura. “O comprometimento do secretário Elias é fundamental para dê certo. A Lei Paulo Gustavo vem para que a cultura seja reconhecida., faz com que estados e municípios se estruturem para lançar editais, selecionar projetos que então vão movimentar a economia local, gerar emprego e renda. Quando as pessoas têm acesso a cultura, gera bem-estar e melhorias para a comunidade”.

Finalizada a audiência, a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura irá lançar o edital, com base nos dados da oitiva e audiência pública.

Fotos: Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura.