Documentário sobre a vida da artesã Adelir Pelozatto Cadorin ganha versões online

Já está disponível para acesso público na internet o documentário que narra a vida da artesã Adelir Pelozatto Cadorin. Nascida em Timbé do Sul, ela dedicou grande parte da vida à fabricação de peças artesanais feitas com vime. Sua trajetória de empreendedorismo, seu legado de fé e seu exemplo de serviço à comunidade já emocionaram estudantes e o público que pôde participar das exibições presenciais do documentário. O audiovisual agora está online, em versões com e sem legendas, e pode ser visto por qualquer pessoa com acesso à internet.

Com duração de 53 minutos, o documentário foi produzido com o apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Timbé do Sul, por meio da Lei Paulo Gustavo. Dirigido pelo jornalista Fábio Cadorin, neto da homenageada, o filme conta com imagens raras do acervo familiar e traz depoimentos emocionantes de familiares e membros da comunidade que conheceram e conviveram com Adelir. A narrativa é enriquecida por trechos de um diário que ela escreveu a pedido de seu neto Daniel Cadorin.

Para o Diretor de Cultura de Timbé do Sul, Guilherme Smutek, a produção conseguiu capturar com sensibilidade e profundidade a trajetória de uma artesã que transformou sua paixão pelo artesanato em sua principal fonte de renda. “Mais do que uma história de sucesso individual, o documentário revela como essa artesã conseguiu envolver toda a sua família nesse projeto de vida, fortalecendo laços e criando um legado de união e criatividade”, destaca.

Segundo Smutek, o trabalho de todos os profissionais envolvidos foi essencial para contar essa história de superação e inovação, que serve como exemplo para tantas pessoas que buscam no empreendedorismo uma maneira de construir seu futuro. “Cada detalhe, desde as entrevistas até as imagens que mostram o processo criativo, foi pensado com tanto cuidado que nos transporta para o dia a dia dessa família batalhadora”, comenta.

A realização do documentário foi proposta por Marialva Cadorin Crepaldi, filha de Adelir, que também é artesã e tem atuado no ensino de artesanato em Timbé do Sul. “A dedicação ao trabalho com artesanato e os exemplos de fé e serviço à comunidade tornam a história de minha mãe uma grande inspiração e é isso que buscamos mostrar nesse documentário”, diz Marialva.

O orientador educacional Elias Donadel era secretário de Turismo, Esportes e Cultura de Timbé do Sul na época em que foram realizados os editais para a produção do documentário. Ele acompanhou o processo desde as etapas iniciais, quando Marialva apresentou a ideia de contar essa história. “Lembro com clareza do brilho em seus olhos e do entusiasmo ao compartilhar as memórias e a vida de sua mãe. Agora, ao assistir ao documentário, não pude deixar de me emocionar com a trajetória inspiradora de uma mulher tão guerreira. Sua vida, marcada por dificuldades e superações, é um testemunho da força e da resiliência que tantas mulheres carregam em seu cotidiano”, afirma.

Segundo Donadel, o filme retrata não apenas a história de uma mãe, mas homenageia todas aquelas que, muitas vezes, desempenham papéis fundamentais na sociedade, mesmo sem o devido reconhecimento. “Foi comovente perceber a dedicação e o amor que a família destinou em cada detalhe, transformando a narrativa em uma linda homenagem. Este documentário é uma celebração da vida e da luta das mulheres, que merece ser valorizada e lembrada por todos nós”, enfatiza.

Sessões presenciais emocionaram o público

Antes da publicação em plataformas online, o documentário pode ser assistido por centenas de pessoas em exibições presenciais. A primeira ocorreu no dia 06 de setembro de 2024, exatamente um ano após o falecimento de Adelir. A sessão foi realizada para familiares e pessoas da comunidade de Morro Chato, Turvo, onde a artesã viveu por mais tempo.

Quem também já teve a oportunidade de prestigiar o documentário foram mulheres e idosos atendimentos pela prefeitura de Timbé do Sul no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Essa exibição contou, também, com a presença de representantes do poder público municipal, familiares e pessoas da comunidade.

Outras três sessões, em 27 de setembro de 2024, foram voltadas a alunos do Colégio Estadual de Timbé do Sul. A exibição pública para estudantes fazia parte da proposta do projeto, com o objetivo de inspirar as novas gerações a partir do exemplo de uma mulher que, mesmo com uma série de adversidades, conseguiu transformar sua vida e a vida da família com muito trabalho, fé e amor à arte e ao artesanato.

LINKS DE ACESSO AO DOCUMENTÁRIO

https://youtu.be/-_Zlyrzb54E (sem legendas)

https://youtu.be/FYgkM64aO5Q (com legendas)

(Acompanham imagens das exibições no Morro Chato, CRAS e Colégio)