CRAS de Timbé desenvolve Gincana Cultural

Timbé do Sul

Pensar no bem-estar e convívio, sempre prezando o ensinamento para a formação de bons cidadãos.

Com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, o Projeto “Bullying Não Tem Graça” está sendo desenvolvido com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/SCFV através de uma gincana cultural.

A gincana está entre as atividades propostas pelo projeto, que teve início em outubro, mês de prevenção e combate ao bullying. Participam da gincana os usuários do SCFV: crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e equipe de trabalho distribuídos em cinco grupos, referenciados por cores e nomeados com grito de combate ao bullying.

A gincana cultural acontece nas terças-feiras no período matutino e nas quintas-feiras, no vespertino. As ações são planejadas pela assistente social do CRAS, Arlete R. Pacheco, juntamente com equipe técnica. Está sendo utilizado material ilustrativo de campanha do Ministério Público de Santa Catarina.

Na gincana o grupo Azul que é composto pelos adolescentes do SCFV, com a participação da psicóloga Gigliola Olivo Cirimbelli Goulart, por meio de encontros, dinâmicas, rodas de conversas e também brincadeiras que fazem parte da gincana. Todas as ações são direcionadas ao tema do projeto. O grupo azul ainda conta com a parceria da assistente social da gestão social, Luciana Florêncio André.

O bullying é uma prática sistemática e repetitiva de atos de violência física e psicológica, tais como intimidação, humilhação, xingamentos e agressão física, de uma pessoa ou grupo contra um indivíduo, comumente acontece nas escolas, e atualmente se adentrando em outros ambientes sociais.

O projeto tem como objetivo, trabalhar a prevenção e o combate ao bullying em todos os espaços que possuem, principalmente, crianças e adolescentes, para que tenham a possibilidade de reconhecer os tipos de violência que o bullying possui e que possam buscar ajuda quando se sentirem ameaçados, sendo vítimas de bullying. “Plantamos uma sementinha do bem através deste projeto que leva a cultura da paz entre os usuários”, comentou Arlete.

O encerramento do projeto está programado para o dia 12 de dezembro. A secretária da Assistência Social, Irma Pelizzari Scarpari, a coordenadora do CRAS, Elisa dos Santos Rodrigues e a orientadora do SCFV, Elisangela Neto estão reservando muitas surpresas para os usuários nessa data.

O projeto Bullying Não Tem Graça tem a colaboração das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação.

Texto: Arlete da Rocha/ Giorgia Daniel.