Timbé do Sul se capacita em palestra sobre riscos geológicos

Timbé do Sul/SC

 

Na tarde de quarta-feira (31) a Câmara de Vereadores de Timbé do Sul recebeu o coordenador executivo da Divisão de Geologia Aplicada do Serviço Geológico do Brasil – DIGEAP (SGB-CPRM), Anselmo Carvalho Padrazzi do SGB – CPRM para ministrar a capacitação referente a riscos geológicos.

 

Promovido pelo Geoparque da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, estiveram presentes a equipe técnica, os coordenadores da Defesa Civil de Criciúma, Araranguá, Timbé do Sul, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Turismo e trade turístico de Timbé do Sul.

 

Anselmo promoveu temas referentes a cartografia de riscos geológicos, cartas de suscetibilidade e movimentos gravitacionais de massa e inundações, detalhamento sobre os estudos e resultados ao longo dos anos. “Na última década foram registradas diversas situações que antes não ocorriam com tanta frequência. Viu-se a necessidade de estudar para que as situações de risco fossem evitadas ou amenizadas. Dentre estas informações são anos de estudo para que possam se ter conclusões, por isso diversas ferramentas a serem acessadas”, declarou o geólogo.

 

O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul se preocupou em trazer o profissional para a capacitação já que os municípios do consórcio e a região possuem diversos históricos que se adequam ao risco geológico. “Queremos levar para a comunidade maiores detalhes técnico que no dia a dia possam ser utilizados pela Defesa Civil, tanto municipal quanto regional, dentre outras instituições. A comunidade muitas vezes não apresenta informação sobre os recursos disponibilizados no site da CPRM e Defesa Civil. Com esta capacitação, todos tiveram conhecimento dos materiais que estão disponíveis, em estudos técnico e cientifico. Nosso agradecimento especial a todos os envolvidos no qual nos apoiaram para a realização desta capacitação”, destacou o diretor executivo do Geoparque da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, Gislael Floriano.

 

O município de Timbé do Sul apresenta histórico de chuvas recorrentes, com vítimas fatais, como o de 1995. A última, bastante presente nas recordações dos munícipes foi a enxurrada de março, que inundou muitas casas e trouxe pânico, em poucas horas de chuva na encosta. A Defesa Civil Municipal está cada vez mais engajada a se preparar para situações desta natureza. “Foi muito interessante o conhecimento que o Anselmo nos trouxe e os produtos que o CPRM dispõe para a população se cercar de informações. Capacitações desta natureza sempre são muito bem-vindas. Nos trazem conhecimento e informações do trabalho da SGB nessas áreas do Geoparque, onde agora existe um trânsito maior de turistas. Quando ocorrem estas precipitações, enxurradas, deslizamentos, carregamento de massas, tudo faz parte do processo geológico e nós estamos no meio. É interessante que possamos conhecer estes instrumentos, monitoramento para que possamos anteceder os eventos para proteger a população e não deixar de desfrutar do turismo por conta disso”, declarou o coordenador da Defesa Civil de Timbé do Sul, Evandro F. Amandio.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timbé do Sul

 

Acompanhe nossa página no instagram @prefeituratimbedosul e facebook /prefeituratimbe