Timbé conclui curso de empreendedorismo e turismo sustentável

O município de Timbé do Sul está com novos olhos para o turismo. Não só por pertencer ao Geoparque da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, retornar ao Mapa do Turismo, como também o aumento no número de turistas nos principais pontos do município.

Desta forma, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo e o Geoparque da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul proporcionaram três encontros, durante três semanas consecutivas, na Câmara de Vereadores de Timbé do Sul, em período integral, para trazer maior conhecimento e preparação ao trade turístico, gratuitamente. “O curso foi excelente. A abordagem nos ajudou a ter a visão de fora, dos nossos empreendimentos, nos possibilitando renovação, aprendizado e, como consequência, a oportunidade de trabalharmos cada vez melhor”, contou a presidente da ASSTURTimbé e proprietária do Vale Mirante da Rocha, Ana Paula Rocha.

O primeiro encontro, no dia 04 de maio, trouxe aos presentes palestras sobre sustentabilidade, patrimônio cultural, geodiversidade do município, turismo e hospitalidade. No segundo encontro, no dia 10 de maio, foram tratados assuntos sobre microempresas, economia criativa, empreendedorismo e marketing. No terceiro e último dia, 18 de maio, foi a vez do marketing digital. “Tivemos acesso a diversas informações em vários âmbitos, ideologia, formação de território, marketing e como ser utilizado para divulgar. O pessoal participou e interagiu efetivamente, tanto de forma teórica como prática, proporcionando muita aprendizagem”, frisou o secretário de Turismo e Esportes de Timbé do Sul, Elias Donadel.

A atividade já foi realizada em outro município do Geoparque Caminhos do Cânions do Sul. Ao preparar para Timbé do Sul, a equipe adequou, conforme as necessidades e realidade do município. “Cursos deste porte fortalecem a mão do empreendedor turístico de Timbé. Nós do Geoparque buscamos integrar o trade com o território através de oportunidades, conhecimento, turismo sustentável, patrimônio cultural, geodiversidade, história e cultura da região, para então ser utilizado a favor e agregar de forma criativa a gestão de negócios. Participar de experiências como esta utiliza de forma mais expressiva o empreendimento ao consumidor, potencializar a comunicação, o marketing e fortalecer o conhecimento, para render frutos de forma conjunta entre o trade e a região”, destacou o diretor executivo do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, Gislael Floriano.

Os participantes concluíram com êxito os três dias de curso e receberam um certificado comprovando o aprimoramento e o material de divulgação do Geoparque e de Timbé do Sul. “O turismo é uma indústria em crescimento na região e ver que as pessoas estão buscando este conhecimento, nos deixa extremamente satisfeitos, pois o preparo fará toda a diferença para que possam receber quem virá ao nosso município. Parabéns aos idealizadores e participantes deste curso promissor”, comemorou o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava.