Atenção! Estão abertas as inscrições para a capacitação sobre percepção de risco geológico

O município de Timbé do Sul possui diversos históricos geológicos e de intempéries, como as vivenciadas em dezembro de 1995 e março de 2023.

Conhecendo a necessidade, o Geoparque da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, Serviço Geológico do Brasil e Defesa Civil de Timbé do Sul trazem para o município a capacitação sobre percepção de risco geológico, com o geólogo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenador executivo da Divisão de Geologia Aplicada do Serviço Geológico do Brasil – DIGEAP (SGB-CPRM), Anselmo de Carvalho Pedrazi.

A capacitação ocorrerá na quarta-feira, 31 de maio, das 13:30hs as 16:30hs, na Câmara de Vereadores de Timbé do Sul. “Nós estamos divulgando esse evento especial para profissionais que representam as Defesas Civis Municipais, servidores públicos em geral, além de trade turístico e membros da comunidade interessados”, declarou o diretor executivo do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, Gislael Floriano.

Dentre os temas trabalhados estarão a cartografia de riscos geológicos e cartas de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações. “É de suma importância a participação de todos nessa capacitação, uma vez que Timbé do Sul está inserido numa área que ocorrem diversos eventos climáticos”, alertou o coordenador da Defesa Civil de Timbé do Sul, Evandro F. Amandio.

Ainda reforçando a importância da presença, a Defesa Civil Municipal pede que o trade turístico não deixe de estar presente na tarde de capacitação. “Timbé do Sul hoje tem 50 áreas de risco entre inundação, enxurrada e deslizamentos. Temos grande procura para a construção de pousadas. Pedimos que o trade e interessados no assunto não deixem de participar da capacitação e sempre levem em consideração estas áreas de risco geológico, deslizamentos e enxurrada porque estamos numa zona de transição e formação. É de suma importância que os moradores e os que frequentam o município, através do turismo, se capacitem para estar a frente destes desafios proporcionados pelos eventos climático, para saberem lidar na situação de risco”, destacou Evandro.

O evento é gratuito e apresenta vagas limitadas. Venha participar deste momento e se capacitar. Inscrições no https://forms.gle/4sckRopkNjnZqBgr7