Fisioterapia e atividades para Grupo de Dores Crônicas proporcionam bem-estar em Timbé do Sul

Profissional da saúde realiza interação semanalmente, trazendo benefícios a saúde de participantes.

A saúde de Timbé do Sul sempre pensa em não só dar assistência e remediar, como também prevenir possíveis complicações futuras.

Com este pensamento, uma das fisioterapeutas da Secretaria Municipal de Saúde de Timbé do Sul, Kari Mariana Souza Ferreira, propôs ao Secretário de Saúde, Vilmar Maffiolette, no início de 2023, uma atividade diferenciada.

O encontro semanal acontece nas dependências do Salão Paroquial. Lá pessoas de todas as idades participam do Grupo de Dores Crônicas, ou seja, pessoas que apresentam dores há mais de três meses.

Durante o encontro a fisioterapeuta primeiramente realiza a roda de conversa para educação, saúde, conhecer melhor os participantes, questionamentos, dentre outros. A cada semana, temas do cotidiano são levados em pauta, como melhora do sono e qualidade de vida.

Logo após é realizada a dança circular sagrada, que serve para aquecimento dos exercícios, união e aumento de autoestima. “O pré-requisito para fazer parte do grupo é poder caminhar para praticar os exercícios e ter vontade de participar. Finalizamos sempre os encontros com auriculoterapia em todos”, contou Kari.

Paulo João Cardoso é um dos participantes que frequenta há meses o grupo, que traz o relato positivo sobre a experiência: “Me ajuda muito estar nos encontros. Eu tomava remédios para dores e utilizava compressas. Hoje não tenho mais como antes. Pratico exercícios e me faz muito bem estar aqui com o grupo”.

Trabalhos deste tipo são realizados pela Secretaria de Saúde e profissionais do setor que propõem novas ideias para cada vez trabalhar mais com a conscientização dos timbeenses. “Temos muito a agradecer pelo empenho dos nossos profissionais, de todas as áreas, desde as nossas agentes de saúde que andam todos os dias de porta em porta cuidando dos nossos pacientes até o atendimento em nossas unidades, que tem sido de excelência, além das campanhas que buscam abranger todos os timbeenses para a prevenção e auxilio. Parabéns a todos os profissionais que como a Kari, tem buscado fazer a diferença”, frisou Vilmar.

Para participar do Grupo de Dores Crônicas de Timbé do Sul pode-se informar com a Secretaria de Saúde pelo (48) 3536-1400.