Agosto Lilás recebe aprovação de projeto de lei em Timbé do Sul

Segunda-feira foi dia de passeata e aprovação de lei para instituir campanha de conscientização da violência contra a mulher.

Conforme programação, todo o mês de agosto tem sido direcionado a campanha do Agosto Lilás, que trabalha a conscientização sobre a violência contra a mulher.

Na tarde de segunda-feira (21) ocorreu uma passeata organizada pela empresa Ritmi em parceria com a comissão organizadora do Agosto Lilás de Timbé do Sul. O trajeto partiu da Ritmi, Centro até a Prefeitura Municipal. Na oportunidade aproximadamente 65 pessoas puderam conferir a exposição que está nas dependências do prédio administrativo intitulada “As cores de cada vida”. Nela estão 20 retratos estilizados de mulheres que foram vítimas dos crimes de feminicídio e tentativa de feminicídio nas cidades de Tubarão, Criciúma, Içara, Araranguá, Braço do Norte e Laguna, entre os anos de 2012 e 2021.

No final do encontro foi entregue a cartilha e lembrança da campanha aos presentes.

Já na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, as integrantes da comissão organizadora do Agosto Lilás de Timbé do Sul, Luciana Florêncio André e Valdinéia Macarini, explicaram sobre a campanha realizada, bem como o projeto de lei para instituir o Agosto Lilás todos os anos no município.

O projeto n. 02/2023, idealizado pela bancada feminina da câmara, foi aprovado, trazendo a importância do tema nos dias de hoje. “A partir da aprovação do projeto vão surgir novas ações, novas propostas, a questão da política pública para as mulheres receberá novo olhar, a rede de proteção que temos hoje no município fortalecerá e todos saem ganhando. É um município assumindo o compromisso de cuidar, proteger, não medir esforços para combater qualquer forma de violência contra a mulher”, comentou a assistente social da Prefeitura Municipal e integrante da comissão organizadora, Luciana Florêncio André.

Durante a sessão a presidente da Câmara, Renata R. Biava expôs números de feminicidios e áudios de mulheres em ligações para a polícia militar pedindo por socorro, tocando os presentes com os depoimentos reais dos atendimentos.

A Campanha do Agosto Lilás foi realizada pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, Centro de Referência da Assistência Social e Habitação (CRAS) e Secretaria de Saúde de Timbé do Sul. A exposição das obras de arte estão disponíveis na Prefeitura Municipal até o dia 25 de agosto.

Não perca a chance e venha conferir.

Fotos: Comissão Organizadora Agosto Lilás de Timbé do Sul.