PUBLICAÇÃO DO PAAR

A Audiência Pública realizada na noite de terça-feira, dia 21 de maio, na Câmara de Vereadores de Timbé do Sul, teve como foco principal a pactuação de mecanismos da Lei Aldir Blanc. Esse encontro foi organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura e teve o objetivo de envolver a comunidade local, especialmente aqueles interessados na área cultural, na discussão sobre a aplicação dos recursos destinados pela referida lei. Sendo de extrema importância a participação da sociedade civil nesse momento, onde podem sanar as dúvidas, opinar sobre a divisão e distribuição do recurso para a sociedade. Também pode-se esclarecer e pontuar para dar seguimento a parte burocrática da legislação”, explicou o Diretor de Turismo Guilherme.

Durante a audiência, diversos pontos foram abordados:

Explanação sobre a Lei Aldir Blanc: Foi feito um resumo detalhado sobre os objetivos da lei, os tipos de auxílios que ela proporciona, e a importância do apoio cultural em tempos de crise.

Identificação das Necessidades Locais: Os participantes foram convidados a compartilhar suas experiências e necessidades específicas, permitindo um entendimento mais profundo sobre onde e como os recursos podem ser melhor utilizados em Timbé do Sul.

Propostas de Aplicação dos Recursos: Foram discutidas propostas concretas de aplicação dos recursos, incluindo apoio a artistas locais, financiamento de eventos culturais, e investimentos em infraestrutura para espaços culturais.

Critérios de Seleção e Transparência: Um dos tópicos críticos foi a definição de critérios claros e transparentes para a seleção dos projetos que receberão apoio. A intenção é garantir que o processo seja justo e beneficie aquele que mais necessitam.

Participação e Controle Social: Foi enfatizada a importância da participação contínua da comunidade não só na fase de planejamento, mas também no acompanhamento e controle da execução dos recursos.

A audiência foi uma oportunidade valiosa para que artistas, produtores culturais, gestores e o público em geral pudessem dialogar diretamente com representantes da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura. Essa troca de ideias visa assegurar que os recursos da Lei Aldir Blanc sejam empregados de maneira eficaz e que promovam um impacto positivo duradouro no cenário cultural de Timbé do Sul.

Eventos como este são fundamentais para fomentar a transparência e a colaboração entre o poder público e a sociedade civil, especialmente em um setor tão vital quanto o cultural, que desempenha um papel essencial na identidade e no desenvolvimento social da comunidade.