Timbé do Sul realiza capacitação para a escuta protegida na rede de proteção

Timbé do Sul/SC

 

Realizada nos dias 9 e 10 de maio, em Timbé do Sul, na EEB Timbé do Sul, o evento, que foi uma conquista de toda a Rede de Proteção, teve o apoio do Prefeito Roberto Biava e o incentivo do Secretário de Planejamento, Indústria e Comércio, Agenor Biava.

 

No curso estiveram presentes os profissionais municipais, estaduais e integrantes da Rede de Proteção responsáveis pela escuta especializada (Saúde, Assistência Social, Educação, Hospital Santo Antônio – HSA – IMAS, Escola de Educação Básica Timbé do Sul, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Conselho Tutelar, CMDCA, CRAS, Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria de Administração).

 

Timbé do Sul buscou a qualificação sobre o processo de entrevista da Escuta Especializada na Rede de Proteção. O objetivo é a implantação do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, vítima ou testemunha de violência e o protocolo de atendimento às crianças e adolescentes em situação de violência, com ênfase na escuta especializada do município. “A capacitação está inserida no Projeto 18 de maio Faça Bonito idealizado pela Rede de Proteção de Timbé, no qual trata do dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”, declarou o coordenador do CRAS, Gabriel Ferreira.

 

O Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) trouxeram o Instituto RANAI (Ensino e Desenvolvimento) para realizar a capacitação, sendo ministrada pelo psicólogo Rudinei Luiz Beltrame. “O apoio de toda a rede foi essencial para a realização deste evento. É gratificante ver o empenho dos profissionais focados no bem-estar das crianças e adolescentes que podem estar em uma situação de risco”, destacou o palestrante.

 

A qualificação é direcionada aos profissionais da rede de proteção para a execução da Escuta Especializada, do planejamento à entrevista, à luz da regulamentação da lei 13.431/17, que versa sobre o Sistema de Garantia de Direitos de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, bem como o Decreto 9.603/2018, que regulamenta a referida legislação.

 

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timbé do Sul

 

Acompanhe nossa página no instagram @prefeituratimbedosul e facebook /prefeituratimbe