Timbé do Sul presente no Seminário Macrorregional Sul de matriciamento em saúde mental

Nova Veneza/SC

O secretário de Saúde de Timbé do Sul, Vilmar Maffiolette e a psicóloga Valdinéia Macarini participaram do Seminário Macrorregional Sul de matriciamento em saúde mental, dia 23 de novembro, em Nova Veneza.

A iniciativa do apoio matricial em saúde mental é uma maneira de atrair os usuários dos serviços de saúde para um melhor envolvimento com a equipe, a fim de estabelecer o fortalecimento de vínculos. Segundo Valdinéia a presença no evento agrega no atendimento. “Vir a um seminário deste porte é de grande valia. Sabemos que o paciente nem sempre chega aos consultórios apenas apresentando doença física, mas também a doença mental associada. Busco sempre ter a disponibilidade para ouvi-lo e realizar os encaminhamentos de forma correta para que não fique passando de mão em mão até que se consiga um diagnóstico e seja assistido”, contou ela.

Para o secretário, o seminário foi de grande aprendizado. “A saúde mental é cada vez mais discutida. Os diagnósticos estão cada vez mais visíveis. Em encontros como este podemos abrir caminhos, pois sempre que participamos aprendemos algo novo a ser aplicado”, comentou.