“Sala de Espera” é criada para encontros mensais com gestantes de Timbé do Sul

Encontros abordarão diferentes temas referentes a gestação.

Na manhã de quinta-feira (23) aconteceu nas dependências do ESF São Luiz, um encontro com gestantes na modalidade “Sala de Espera”. O grupo, coordenado pela enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Mellani Dumke, tem previsão de acontecer toda 3ª quinta-feira do mês, com convites prévios enviados às gestantes, através das agentes comunitárias de saúde.

No último encontro esteve presente a colaboradora Kari Mariana Souza Ferreira, fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina. A mesma abordou temas como as atribuições da fisioterapia na gestação, tratamento de edema em membros inferiores, exercícios pélvicos. Conforme a fisioterapeuta Kari, a fisioterapia para gestantes ajuda a diminuir dores causadas pela gestação, a prevenir a perda urinaria e fecal e os exercícios pélvicos promovem o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico.

Após a explanação, um coffee break foi servido às participantes. “Prezamos pelo bem-estar. Parabéns e enfermeira Mellani e envolvidos pela bela iniciativa que, com certeza, fará toda a diferença na vida destas gestantes, porque conhecimento é sempre bem-vindo”, contou o secretário de Saúde de Timbé do Sul, Vilmar Maffiolette.

Os encontros em “Sala de Espera” contarão sempre com diversos profissionais de equipe multidisciplinar para abordar temas referentes a gestação. As gestantes pertencentes ao ESF São Luiz serão convidadas pela equipe de saúde.

Fotos: Mellani Dumke