Campanha de conscientização turística é realizada por acadêmicos em Timbé do Sul

Após estudo município receberá o Projeto Campanha de Conscientização Turística para o município de Timbé de Sul.

Nesta quarta-feira (11), alunos da 2ª fase do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e a professora do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Sombrio, Maria Emília Martins da Silva Garbuio seguiram a Prefeitura Municipal de Timbé do Sul.

Dentre os motivos estavam o convite realizado pela presidente da ASSTURTimbé e acadêmica do curso, Ana Paula Rocha, para a produção do projeto que analisa tecnicamente o turismo de Timbé do Sul. “Gostaria de agradecer a todos os presentes neste encontro. Nossa intenção não é só ter um caminho com base a seguir, mas também mostrar da importância da formação para Timbé do Sul, que tem tanto a crescer no turismo”, relatou Ana.

O município foi o selecionado para ser desenvolvida a campanha de conscientização turística, ações do COMTUR e plano de marketing a serem executados. “Gostaria de parabenizar a equipe do IFC e ASSTURTimbé pela iniciativa. Vemos hoje o turismo como um setor em expansão e forte potencial. Ter dados para este desenvolvimento faz toda a diferença para nós que seremos o corredor biomecânico”, comentou o secretário de Planejamento, Indústria e Comércio, Agenor Biava.

Para ter esses dados o grupo conversou com o poder público presente: Agenor Biava (secretário de Planejamento, Indústria e Comércio), Elias Donadel (secretário de Turismo, Esporte e Cultura), Fernando P. Manenti (secretário de Educação), Evandro F. Amandio (coordenador da Defesa Civil de Timbé do Sul) e Filipe Kinalsi (engenheiro agrônomo da Epagri Timbé do Sul/Ermo). Os alunos fizeram perguntas com respostas referente ao desenvolvimento do projeto, conhecendo a realidade, dificuldades e desafios do município.

Logo após, os grupos foram divididos sendo trabalhado com residentes de Timbé, gestão pública, crianças/escolas, sociedade civil organizada e comércio/trade turístico.

O IFC – Campus Sombrio possui o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e o Curso Técnico em Hospedagem integrado ao Ensino Médio. Conforme a professora, o plano será entregue até o final de 2023. “Já realizamos este tipo de trabalho com outros municípios. Sabemos que é de nível acadêmico, mas o estudo não perde em nada para uma consultoria paga. Serão benefícios trazidos para o desenvolvimento de Timbé, relacionado ao turismo, com base em dados. Após entregue o projeto Campanha de Conscientização, este poderá ser executado pela ASSTURTimbé e poder público”, explicou Maria Emília.