Dengue e Leptospirose são pautas de palestra em escola de Timbé do Sul

Timbé do Sul/SC

A Vigilância Epidemiológica e Sanitária esteve na EEB Timbé do Sul, nesta semana, palestrando sobre a dengue e a leptospirose. Os alunos e professores puderam conhecer mais sobre os sintomas e a importância da prevenção.

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que é transmitida a partir da exposição direta ou indireta urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira. A penetração ocorre a partir da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas. Os sintomas são diarreia, dor nas articulações,  vermelhidão ou hemorragia conjuntiva, fotofobia, dor ocular, tosse. Raramente podem manifestar exantema, aumento do fígado e/ou baço, aumento de linfonodos e sufusão conjuntival. Aos presentes também foi explicada as formas de prevenção: evitar o contato com água ou lama de enchentes, impedir que crianças nadem ou brinquem nessas águas. Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar luvas de borracha ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés.

Com a chegada da estação quente, ascende o novo alerta da dengue. O combate ao mosquito Aedes Aegypti também foi explanado, trazendo a importância de todos terem a atenção diária ao evitar a água parada em pneus, calhas, vasos de planta, garrafas plásticas, etc. “O combate da dengue é um dever de todos nós. Se cada um fizer a sua parte o mosquito não pode nos vencer. Todos contra a Dengue”, frisou a agente de Vigilância Epidemiológica de Timbé do Sul, Jeane Tais Selau Scheffer.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timbé do Sul

Acompanhe nossa página no instagram @prefeituratimbedosul e facebook /prefeituratimbe