Campanha Programa de Dignidade Menstrual em Timbé do Sul

O CRAS está prestando orientações às famílias que se incluem no programa, principalmente, famílias beneficiárias do Bolsa Família e inscritas no CadÚnico do município de Timbé do Sul.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação informa aos timbeenses que o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) aderiu à campanha do Ministério da Saúde, Programa de Dignidade Menstrual.

As famílias interessadas devem procurar o CRAS de segunda a sexta-feira, das 8hs ao meio dia e das 13hs às 17hs. O acesso também pode ser realizado diretamente no Meu SUS Digital e seguir as orientações conforme segue abaixo:

COMO RETIRAR ABSORVENTES GRATUITOS?

A retirada pode ser feita em qualquer farmácia credenciada no Programa Farmácia Popular do Brasil. Para isso, só precisa ter idade entre 10 e 49 anos, estar inscrita no CadÚnico e:

• Tenha renda mensal até R$ 218; ou
  • Seja estudante de baixa renda da rede pública; ou
  • Esteja em situação de rua.

Cada pessoa tem direito a 40 unidades de absorventes higiênicos para utilizar durante

dois ciclos menstruais, ou seja, a cada período de 56 dias.

Para receber os absorventes é necessário apresentar os seguintes dados:

• Documento de identificação oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste número do CPF;
  • “Autorização do Programa Dignidade Menstrual”, disponível no aplicativo Meu SUS Digital, no próprio celular ou impressora.

Para emitir a “Autorização do Programa Dignidade Menstrual”, basta acessar o Meu SUS Digital, pelo aplicativo ou no site, e acionar o Programa Dignidade Menstrual, clicando em “Emitir Autorização”.